A pandemia de Covid-19 reforçou um alerta sobre a importância do Sistema Único de Saúde, o SUS. Utilizado por todas as pessoas no país, o Sistema é responsável pelo atendimento básico e especializado em saúde, pela oferta de procedimentos de alto custo como os transplantes de órgãos e também pela vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e campanhas de vacinação.
Apesar dessa importância e abrangência, o SUS está sob ataque e vem sofrendo contingenciamentos orçamentários, além da falta de estrutura e de recomposição das equipes e apresentar retrocessos em áreas importantes, como a saúde mental. Para refletir sobre esse cenário, o CRP-PR promove na próxima segunda-feira a live: “O SUS e os desafios diante da política de desmonte.”
O encontro digital discutirá os desafios da atenção psicossocial no Brasil e os impactos da prática de desmonte do SUS sobre a atuação de Psicólogas(os), em especial na atenção básica. O evento também abordará a abrangência e atuação dos Centros de Atenção Psicossociais (Caps) e os avanços e desafios dessa política no Paraná, além das ameaças ao cuidado territorial e em liberdade.
Participam dessa discussão:
Psic. Silvio Yasui (CRP-06/07964) – Professor da Unesp, doutor em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ e Livre-Docente em Psicologia e Atenção Psicossocial.
Psic. Mauricio Marinho Iwai (CRP-08/IS-593) – Representante do CRP-PR no Conselho Estadual de Saúde do Paraná
Psic. Angela Aline Haiduk Rosa (CRP-08/21752) – Conselheira do XIV Plenário do CRP-PR
A live será transmitida pelas nossas redes sociais: YouTube – CRP PR, Facebook/crppr e Twitter @crp_pr. Participe e mande seus comentários e perguntas!