Live | Impactos da polarização e da violência política nas subjetividades e na clínica

18
Jan
19h
30
Online

Informações

Você já parou para pensar que o contexto político que vivenciamos pode influenciar a nossa saúde mental e formação de subjetividades? Isso acontece de diferentes maneiras, e não escapa às pessoas que atendemos no âmbito da Psicologia. 

Muitas delas chegam à clínica atravessadas por sintomas que lhes parecem relacionados a aspectos unicamente pessoais ou, quando muito, afetos a restritos círculos de convívio. Embora a Psicologia considere a subjetividade algo inerente à natureza humana, não é possível compreender o sofrimento psíquico sem levar em conta que fatores sociais e políticos são potenciais desencadeadores de diversas angústias. No Brasil de altos índices de vulnerabilidade social e insuficiência de políticas públicas necessárias à garantia de direitos, o acirramento político agrava quadros de saúde mental. 

Para explorar essa perspectiva e ajudar psicólogas(os/es) que vivenciam essa realidade em sua prática e na percepção desses efeitos em nossa sociedade, o CRP-PR promove a live Impactos da polarização e da violência política nas subjetividades e na clínica, que acontece no dia 18/01, às 19h30. O evento será transmitido pelo canal do Conselho no YouTube e também no perfil do Facebook. A participação é gratuita.

Confira a seguir quais profissionais realizam a exposição temática:

– Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega (CRP-13/5496), psicóloga clínica e professora dos cursos de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE) e UNIESP;

– psicóloga Ivani Francisco de Oliveira (CRP-06/121139), conselheira vice-presidenta do Conselho Federal de Psicologia (CFP);

– psicólogo clínico Matheo Bernardino (CRP-08/25791), transhomem, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), conselheiro do CRP-PR, professor e palestrante.

A mediação do evento será realizada pela psicóloga Griziele Martins Feitosa, conselheira presidenta do CRP-PR (CRP-08/09153).

Acompanhe os canais oficiais do CRP-PR e participe!

Serviço

Data: 18/01/2023

Horário: 19h30

Transmissão: Via Youtube e Facebook