Pesquisar
Close this search box.

Jornada: Psicologia e o atendimento à população negra

Descrição da imagem: A imagem divulga a "Jornada Psicologia e o Atendimento à População Negra", que ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, das 19h às 22h, por meio da plataforma Google Meet. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), e o público interessado pode encontrar mais informações na descrição do post. O design da imagem apresenta um fundo predominantemente amarelo, com o destaque principal sendo o rosto de duas mulheres negras, em close, que expressam seriedade e introspecção. O título do evento está disposto em letras brancas e pretas, com diferentes tamanhos para enfatizar palavras-chave como "Psicologia" e "População Negra". No canto inferior esquerdo, há um ícone do Google Meet, reforçando o formato virtual do evento, e no canto inferior direito, encontra-se o logotipo do CRP-PR.
25
Nov
19h
00
Online
Online
Google Meet

Informações

Nos dias 25 e 26 de novembro, entre as 19h e as 22h, será realizada a Jornada: Psicologia e o atendimento à população negra, um evento online destinado à orientação e formação continuada de profissionais da Psicologia com o objetivo de reforçar os direitos conquistados pelas pessoas negras. 

A jornada compõe o conjunto de ações do CRP-PR em celebração ao Mês da Consciência Negra e também é uma forma de aproximar profissionais de Psicologia quanto ao cuidado com a saúde mental dessas pessoas. Assim, a Jornada oferece ferramentas teóricas e práticas para auxiliar a categoria nesse exercício, promover a justiça social e combater o racismo. A coordenadora da Comissão Étnico-Racial, Pâmela Cristina Salles da Silva (CRP-08/20935), conta que: “a Jornada de formação continuada foi idealizada para aproveitar esse contexto e aumentar a sensibilidade dos profissionais e estudantes de Psicologia em relação às questões étnico-raciais e ao impacto do racismo na saúde mental da população negra”. 

A programação da Jornada abordará temas que transmitam a essência do Novembro Negro, como: 

  1. História da Negritude no Brasil e o Impacto Psicossocial: entender a trajetória da população negra no Brasil, o papel dos movimentos negros e como o racismo estrutural molda a realidade psicossocial dessa população. Esse conhecimento é fundamental para que a categoria compreenda as experiências vividas pela população negra e esteja preparada para um atendimento mais inclusivo e sensível.

 

  1. Atendimento Psicológico e População Negra: com foco em diretrizes éticas e na interseccionalidade, profissionais irão aprender sobre as resoluções e referências técnicas específicas sobre o tema, enfatizando a  importância de uma escuta crítica, capaz de reconhecer as especificidades das vivências raciais. No Mês da Consciência Negra, essa capacitação ressalta o compromisso da Psicologia em atuar contra as desigualdades, equipando profissionais para lidar de forma adequada com questões raciais em suas práticas cotidianas.

 

  1. Negritude e Resistência Cultural: refletir sobre a identidade negra e o papel da resistência cultural para a promoção da autoestima e combate ao racismo é um ponto central. Esse tema dialoga diretamente com a essência do Mês da Consciência Negra, promovendo uma maior conscientização sobre o impacto do racismo na saúde mental e a importância do fortalecimento das identidades negras.

Com essas temáticas, a formação pretende não apenas orientar a categoria em formação continuada, mas criar um espaço de reflexão profunda que propicie a prática inclusiva da população negra. O objetivo é que as idealizações perdurem para além de novembro, fomentando uma atuação psicológica transformadora e comprometida com a equidade racial e a defesa dos direitos humanos.

1º dia | 25/11

Horário: das 19h às 22h

Encontro I – História da Negritude no Brasil e o Impacto Psicossocial

 

Palestrantes: 

Jefferson Olivatto Da Silva(CRP 08/13918)

É Psicólogo com Doutorado em Ciências Sociais (UNESP/Marília) e Pós-Doutorado em História (UFPR) sobre Saúde na África e o comportamento social, além de pós-doutorado em Educação (UFPR) sobre processos educativos universitários e aprendizagem comunitária negra. Docente da Universidade Estadual de Londrina, pesquisa sobre estudos étnico-raciais, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária e Antropologia Educacional, com os temas como comunidades tradicionais negras e indígenas, saúde e aprendizagem e sofrimento psíquico e racismo. 

 

Margareth Ferreira da Silva(OAB 093665)

Filha, mãe e avó. Advogada. Tem formação em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRJ) e é mestranda em Psicologia PPGPSI-URFRRJ; Especialista em Relações Etnico-Raciais e diretora administrativa do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN), além de coordenadora executiva da Rede das Pretas e do Fórum Permanente da Comunidade Negra de Cabo Frio; Membra da Comissão de Criação do Centro de Referência da Herança Africana e Quilombola de Cabo Frio (Fazenda Campos Novos), mulher de Ase, pertencente ao Ile Ase Iya Omi layo – Egbe Oba Aganju.

 

2º dia | 26/11

Horário: das 19h às 22h

Encontro II – Atendimento Psicológico e População Negra: Resoluções, Interseccionalidade e Escuta Crítica

 

Palestrantes:

Clefaude Estimable – (CRP 08/39664)

Clefaude Estimable psicólogo terapeuta, especialista em Mediação Intercultural, Intérprete de crioulo haitiano, francês, espanhol, italiano, português. Tem formação em ciências sociais, religiosas e arte bizantina no Haiti, México, Itália, Suíça e Bélgica. Trabalha com temas sobre migração com ênfase na saúde mental e interculturalidade. Faz parte da rede internacional no acolhimento a imigrantes e refugiados na América Latina e Caribe. 

 

Suzete Ferreira dos Santos (CRP-08/14505)

Pós-graduada em Saúde Mental e Psicologia Analítica. Psicóloga Clínica possui também graduação em Pedagogia, atuando como servidora pública desde 2011 no município de Colombo (PR) em equipamento de saúde mental, sendo em oito deles na gestão do Programa de Saúde Mental. Possui experiência em docência do nível superior, além de ter experiência como palestrante e de como promover treinamentos para colaboradores em empresas de médio porte.

Serviço

Data: 25 e 26 de novembro

Horário: 19h às 22h

Local: Online

Inscrições disponíveis no formulário abaixo: 

Desculpe! Este formulário não existe mais.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.