Pesquisar
Close this search box.

Fórum de Psicologia e Educação Básica

27
May
09h
00
Curitiba
Sede CRP-PR
Av. São José, 699 – Cristo Rei

Informações

Com a aprovação da Lei nº 13.935/2019, a Psicologia e o Serviço Social se consolidam como base para o desenvolvimento de ações com o propósito de melhora da qualidade dos processos de aprendizagem nas escolas. Contudo, ao analisarmos o cenário atual da Psicologia no contexto da educação básica, ainda existe uma grande instabilidade na implementação das diretrizes legislativas. 

Pensando em tais aspectos do cenário atual, a Comissão de Psicologia Escolar e da Educação do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) convida toda a categoria profissional para o primeiro Fórum de Psicologia e Educação Básica, marcado para o dia 27 de maio, a partir das 9h, na sede de Curitiba do CRP-PR.

Para o coordenador da Comissão de Psicologia Escolar e da Educação, psicólogo Pedro Braga Carneiro (CRP-08/13363), o evento busca contribuir no aprimoramento da prática na Psicologia Escolar, com a promoção de debates atualizados sobre a temática e as dificuldades profissionais encontradas na área: “Mesmo com a aprovação [da Lei nº 13.935/2019] e com os esforços subsequentes para previsão orçamentária no Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], temos percebido Estados e municípios se esquivando de suas responsabilidades legais na composição das equipes, o que tem sido objeto de reivindicação e mobilização de várias instituições. Convidamos toda a categoria para formar uma rede de trocas e de apoio e atualizar os conhecimentos na área”, destaca o profissional.

Durante o evento, haverá a realização da mesa-redonda “O fazer da Psicologia da Escola”, com a participação da Dra. Marilda Gonçalves Dias Facci (CRP-08/02619), professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM),e da Ms. Fabíola Regina Ortega (CRP-08/17317), professora da faculdade Unetri.

No decorrer da tarde, as atividades continuam com um momento para troca de experiências, seguido de discussões em grupos com o enfoque nas temáticas da: Educação e violência, Educação inclusiva e as Interfaces com o trabalho pedagógico. Por fim, o Fórum se encerra com a elaboração coletiva de uma carta-compromisso da Psicologia com a Educação Inclusiva e Transformadora.

Venha fazer parte do fortalecimento da Psicologia Escolar no Paraná!

Atenção! Para participar é necessário preencher o formulário disposto abaixo até o dia 26/05, às 12h. Evento com emissão de certificado.

Desculpe! Este formulário não existe mais.

Programação

Recepção e credenciamento

Mesa: O fazer da Psicologia na Escola (Prof.ª Drª Marilda Gonçalves Dias Facci – UEM e Prof.ª Ms. Fabíola Regina Ortega – UNETRI)

Troca de experiências: práticas e desafios

Diálogos em grupos: a) Educação e violência; b) Educação inclusiva e avaliação; c) Interfaces com o trabalho pedagógico

Elaboração coletiva: Compromissos da Psicologia com a Educação Inclusiva e Transformadora

Encerramento

Serviço

Data: 27/05/2023 

Horário: 9h

Local: Sede Curitiba

Endereço: Av. São José, 699, Cristo Rei, Curitiba/PR

Inscrições: até 26/05

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.