Pesquisar
Close this search box.

Fórum de Coordenações e Docentes de cursos de Psicologia e Seminário do Centro de Referências Técnicas de Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)

16
Aug
09h
00
Curitiba
Sede CRP-PR
Av. São José, 699 – Cristo Rei

Informações

Com a proposta de fortalecer sua articulação e o diálogo com as instituições de educação sobre os desafios na formação em Psicologia, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) promove o Fórum de Coordenações e Docentes de cursos de Psicologia e o Seminário do Centro de Referências Técnicas de Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), entre os dias 16 e 18 de agosto, presencialmente, na sede do CRP-PR, em Curitiba.

O encontro, que contará com a possibilidade de participação online, tem o foco voltado para a categoria profissional com interesse na docência, e segue alinhado com propostas estabelecidas pelo Planejamento Estratégico, projetando a aproximação do Conselho com organizações formadoras, responsáveis técnicas(os/es) educacionais e supervisoras(es/ies) de estágio em Psicologia, e também docentes de políticas públicas e ética.

O conselheiro Andrey Santos Souza (CRP-08/30587), que estará presente no Fórum, avalia o evento como uma ocasião para a fomentação das relações do Plenário e profissionais da educação: “É uma oportunidade especial de aproximar ou estabelecer vínculos entre pessoas do Conselho e das instituições de ensino superior e, principalmente, entre as próprias instituições, deixando diferenças estruturais e mercadológicas de lado para trocar informações úteis para a qualidade ética e técnica da formação de profissionais de Psicologia”, afirma ele.

Um dos objetivos principais é o debate sobre o cenário atual no sistema educacional superior, visando às possibilidades e ações futuras para melhor atender as necessidades encontradas nas esferas dos cursos de Psicologia, em especial nas questões que abordam as Diretrizes Curriculares Nacionais da Psicologia (DCNs) e as modalidades de ensino a distância.

Para além das estruturas de ensino, o evento propõe momentos de falas disparadoras, espaços nos quais serão apresentadas pautas transversais à temática central como os impactos do racismo e o capacitismo na formação profissional, a atuação feminista na educação e situações recorrentes relacionadas à graduação encontradas pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-PR.

Seminário Regional do CREPOP - Interlocuções entre a Psicologia, Políticas Públicas e IES

No último dia do evento (18), acontece o Seminário Regional do CREPOP, que propõe a articulação das Referências Técnicas (RTs) sobre a atuação de profissionais com docentes e coordenadores do curso de Psicologia das Instituições de Ensino Superior (IEs).

Para o Assessor Técnico em Pesquisas do CRP-PR Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), o objetivo é estender o debate para as disciplinas de políticas públicas no ensino da Psicologia. “Nos interessa uma via de mão dupla: sabermos quais referências são fundamentais para currículos voltados para formação em Políticas Públicas, assim como nos interessa colher impressões, atualizações e outros retornos por parte da comunidade acadêmica em relação à vasta produção da Rede CREPOP”, destaca.

A atenção é voltada também para a compreensão das RTs como recursos viáveis para o ensino, além de eventuais avaliações e sugestões encontradas pelas equipes docentes que utilizam esses documentos como materiais de apoio na sala de aula.

Durante o seminário, também serão realizadas apresentações, conduzidas por membros do Plenário do CRP-PR, sobre as referências que englobam determinadas áreas das políticas públicas: o conselheiro Fabio Jose Orsini Lopes (CRP-08/09877) será responsável pelas Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) em Políticas Públicas de álcool e outras drogas, a conselheira Kathia Regina Galdino de Godoy (CRP-08/14630) irá ministrar a fala sobre as Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) no CRAS/SUAS e, por fim, a apresentação das Referências Técnicas para atuação profissional em políticas públicas para a população LGBTQIA+ será feita pelo conselheiro Matheo Bernardino (CRP-08/25791).

Tem interesse? Inscreva-se no link a seguir e venha participar!

Serviço

Data: 16 a 18 de agosto

Horário: 9h às 17h

Local: Sede CRP-PR Curitiba

Endereço: Rua São José, 699, Cristo Rei, Curitiba/PR

Participação online: Plataforma Meet

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.