O capacitismo está presente em todas os setores da sociedade. Pessoas com Deficiência têm seu direito de ir e vir desrespeitado diariamente, e muitas vezes precisam desistir de alguma atividade ou gastar mais dinheiro para encontrar locais acessíveis.
Esta realidade não é diferente no meio artístico. A cantora Amanda Lyra (@amandalyraoficial) conversou com exclusividade com o CRP-PR no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03/12) e relatou dificuldades até mesmo para subir em um palco, já que estes espaços não são pensados para cadeirantes como ela.
Em seus perfis nas redes sociais, a artista compartilha o seu dia a dia e relata algumas destas dificuldades. Calar-se diante de tamanho descaso das cidades e também das empresas é impossível, segundo ela.
Tanto que a música Sem Reclamar, lançada oficialmente no dia 3 de dezembro, é uma crítica a esta sociedade que olha com pena para pessoas com deficiência, quando na verdade elas querem e têm o direito de serem ouvidas e respeitadas, sem que a deficiência as defina.
Amanda Lyra é a convidada de uma live que acontecerá no próximo dia 10 de dezembro – que também marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos –, a partir das 15h nas redes sociais do CRP-PR (Facebook e YouTube). A live Expressão artística e protagonismo, de iniciativa do Núcleo de Pessoas com Deficiência do CRP-PR, contará com a mediação da Psicóloga Bruna Fabiana Volpi (CRP-08/31611).
Serviço:
Data: 10/12/2021
Horário: 15h
Plataforma: YouTube e Facebook