Estudos dirigidos | Saúde Mental/Luta Antimanicomial: Ecos para Conferências de Saúde Mental

27
May
13h
15
Curitiba
CRP-PR
Av. São José, 699, Cristo Rei

Informações

Como parte da programação da campanha Vidas Lokas Importam: por uma Luta Antimanicomial, Antirracista e Antiproibicionista, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) promoverá uma série de encontros dirigidos a estudantes de graduação em Psicologia, profissionais da Psicologia e demais pessoas interessadas, nos quais serão apresentados históricos, autoras(es), conceitos e análises da atual conjuntura do campo da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial.

O curso será estruturado da seguinte forma:

Dia 27 de maio: Por uma luta antimanicomial…

O curso começa com uma perspectiva histórica da constituição dos manicômios e das estratégias biopolíticas correlatas de segregação de pessoas indesejáveis, além de um apanhado das principais vertentes da Reforma Psiquiátrica que culminaram na inspiração do modelo brasileiro vigente no âmbito do Sistema Único de Saúde, da Constituição de 1988, da Lei nº 10.216/2001 e da Rede de Atenção Psicossocial criada em 2011.

Dia 03 de junho: Por uma luta antimanicomial antiproibicionista… 

O segundo dia do curso já terá um enfoque mais específico, apresentando o contexto histórico da constituição do proibicionismo e o estudo das estratégias de Redução de Danos em suas diferentes matrizes.

Dia 10 de junho: Por uma luta antimanicomial antiproibicionista, antirracista e anticapacitista… 

O último dia ampliará o debate para os aspectos do racismo e o estudo dos conceitos de “capacitismo”, “normatividade neurológica” e ensaios sobre “paradigmas identitários” e suas delicadezas conceituais que envolvem a chave semântica do “lugar de fala”. Como fechamento, o entrelaçamento dos tópicos anteriores fomenta as lutas na perspectiva dos espaços do Controle Social, tais como a 5º Conferência de Saúde Mental vindoura.

Os encontros presenciais serão realizados na Sede do CRP-PR em Curitiba e acontecerão em três sextas-feiras à tarde: das 13h15 às 17h nos dias 27 de maio, 03 e 10 de junho.

Por se tratar de um grupo de construção coletiva, pede-se que a inscrição seja realizada por meio do preenchimento de um formulário no qual, entre outras informações, a pessoa interessada poderá elencar os materiais (vídeos, textos e livros) e autoras(es) em que tem mais interesse. Isso possibilitará a criação de uma ementa que atenda as expectativas da coletividade.  

Sobre o operador do curso:

A coordenação da atividade é da Assessoria Técnica em Pesquisas do CRP-PR, setor vinculado ao CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas). O operador do curso – que mediará os debates e demais atividades –, será o Psicólogo Clínico e Assessor Técnico em Pesquisas do CRP-PR, Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211). Altieres concluiu doutoramento em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP em 2019, com a tese “Reinserções, inserções e deserções: cartografia do ‘dispositivo reinserção social’ para adolescentes com histórico de uso abusivo de álcool e outras drogas”, e mestrado em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC-SP em 2013, com a dissertação “Modos e modelos de subjetivação no Metrô de São Paulo”. Concluiu ainda a especialização em “Semiótica Psicanalítica e Clínica da Cultura” pela PUC-SP (2008) e aprimoramento profissional em “Saúde Mental e Saúde Coletiva” pela Unesp-Assis (2006), instituição na qual se graduou em 2004. É autor de “Todo Educador é Social” (Editora Intersaberes, 2019) e de artigos nas temáticas: saúde mental, antiproibicionismo, redução de danos, clínica da cultura, biopolítica e processos de subjetivação.

Confira no site www.crppr.org.br/18m2022 uma curadoria de materiais (vídeos, referências técnicas, livros, dissertações e muito mais) sobre Saúde Mental e Luta Antimanicomial, os quais servirão de base para os estudos do curso.

Serviço:

Datas: 27 de maio | 03 de junho | 10 de junho

Horário: sempre das 13h15 às 17h

Local: Sede Curitiba CRP-PR – Av. São José, 699, Cristo Rei, Curitiba-PR

Inscrições: devem ser realizadas por meio do formulário disponível aqui.

* As inscrições serão recebidas até o dia 25 de maio e as vagas são limitadas à capacidade do espaço físico, respeitando as condições sanitárias atuais. As inscrições se darão para o bloco de três encontros, mediante preenchimento do formulário. Caso a procura seja maior que a oferta de vagas, priorizaremos a constituição de um grupo heterogêneo, por isso confirmaremos a vaga dois dias antes do início dos Estudos Dirigidos – se algumas candidaturas não poderem ser contempladas, trabalharemos com regime de “lista de espera”. Dúvidas, solicitações ou informações adicionais poderão ser obtidas por meio do contato: altieres.frei@crppr.org.br 

Certificados: Serão emitidos com carga horária de 12 horas para quem estiver presente em pelo menos dois dos três encontros.