O racismo tem “sido uma ideologia que opera poderosamente na sociedade como motor de desigualdades que engendram as precárias condições de existência do povo negro”. Estas são as palavras contidas na apresentação do documento lançado no ano de 2017 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) intitulado “Relações Raciais: Referências Técnicas para a Prática da(o) Psicóloga(o)”.
Pensar as questões referentes aos elementos de adoecimento do sujeito negro é de fundamental importância no trabalho da(o) profissional de Psicologia e infelizmente ainda pouco problematizado pela categoria geral de Psicólogas(os).
Neste sentido, o evento é pensado como um momento de pausa para que a(o) profissional que atua nas mais diversas áreas, com os mais variados sujeitos, pense e repense o racismo e as formas de intervenção e atuação para sua superação desta forma de violência.
Inscrições gratuitas:
Programação completa:
24 de novembro
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h15 – Momento Cultural | Maracatu Semente de Angola
9h35 – Mesa-redonda | Racismo e Psicologia na contemporaneidade
Racismo e as implicações para a saúde do sujeito – Psic. Fernanda Almeida Pedroza (CRP-08/21395)
Contribuições teóricas da Psicologia nas relações raciais – Psic. Hernani Pereira dos Santos (CRP-08/19004)
Enfrentamento político ao racismo: o movimento negro e a luta como função terapêutica – Psic. Paulo Vitor Palma Vanasconi Navasconi (CRP-08/25820)
Moderador: Psic. Paulo Henrique de Aguiar (CRP-08/19464)
11h15 – Debate
12h – Encerramento