Em 2023, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde, promove a 17ª edição da Conferência Nacional de Saúde, que acontece a cada quatro anos. Antes do evento nacional, previsto para os dias 2 a 5 de julho, são realizadas etapas regionais e estaduais – o Paraná terá sua edição entre 23 e 25 de maio.
Alguns dias antes, em 20 de maio, a Conferência Nacional Livre de Saúde das Populações Migrantes vai abrir um espaço para que estas pessoas, além de ativistas, pesquisadoras(es/ies), profissionais e gestoras(es/ies) de saúde, debatam diretrizes e propostas para a elaboração de uma Política Nacional de Atenção à Saúde das Populações Migrantes.
A Conferência Nacional de Saúde é o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação da sociedade civil e de representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.
A realização dessa reunião é um momento determinante para mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade sobre necessidades e prioridades para cada território, da saúde como direito e em defesa do SUS.
O que é uma Conferência Livre de Saúde?
As conferências livres fazem parte dos mecanismos de participação social em saúde e controle social do SUS, conforme previsto no Regimento da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com o caráter deliberativo, mas prescindem de processos oficiais, uma vez que não precisam seguir formalidades como quórum mínimo, representatividade por segmentos ou eleição de delegação para a etapa principal.
Neste ano, realizada pela primeira vez no país, a Conferência Nacional Livre de Saúde das Populações Migrantes conta com o apoio e organização da Frente Nacional pela Saúde de Migrantes (FENAMI) e demais instituições. No Paraná, a realização e transmissão do evento está aos cuidados do Instituto de Políticas Públicas Migratórias (IPPMI), com apoio da advogada e fundadora da ONG, Isabella Traub, e do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), representado pela psicóloga Gabriela Teixeira (CRP-08/38616).
Atenção! A Conferência Livre acontecerá em âmbito nacional de forma virtual, com a possibilidade de inscrição pelo link abaixo até o dia 08/05.
Como participar?
A Conferência Livre acontecerá em âmbito nacional de forma virtual, com a realização de dois polos presenciais – um em Curitiba, na sede do CRP-PR, e outro em Foz do Iguaçu, no Auditório do Campus Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) -, para que toda a população possa se reunir presencialmente e fazer parte da Conferência!
Atenção! Para participantes de Curitiba, haverá o transporte gratuito para a sede do CRP-PR, com saída em dois endereços: Terminal do Boqueirão e Praça Santos Andrade. Atentamos que é necessário a realização de inscrição via o link disponível abaixo. Vagas limitadas.
Polos presenciais para transmissão da Conferência
Curitiba
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia do Paraná –
Endereço; Av. São José, 699, Cristo Rei, Curitiba/PR
Foz do Iguaçu
Local: Auditório do Campus Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, Foz do Iguaçu/PR
Serviço
Evento: Conferência Nacional Livre de Saúde das Populações Migrantes
Dia: 20/05/23
Horário: 14h às 19h
Inscrição: até 08/05/23
Transmissão Online