Às vésperas de mais um Dia Nacional da Luta Antimanicomial, paradigma de cuidado que preconiza o respeito à dignidade, autonomia, liberdade e à permanência no território de origem para pessoas em sofrimento mental ou uso abusivo de álcool e outras drogas, cabe lembrar que parte significativa desta população é também usuária dos serviços socioassistenciais. Nesta perspectiva, é fundamental que as equipes trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) também conheçam e atuem em uma perspectiva antimanicomial.
A Roda de Conversa “Atravessamentos entre saúde mental e o trabalho social no SUAS”, a ser realizada no dia 14 de maio, a partir das 14h, em Guarapuava, tem por objetivo sensibilizar profissionais de Psicologia atuantes no SUAS para os aspectos estruturais que conectam a luta antimanicomial e as situações de vulnerabilidade social que demandam o trabalho social no SUAS.
A atividade, que contará com o psicólogo e pesquisador da área Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), propõe ainda ser um espaço para refletir sobre condicionantes sociais da saúde e trabalho interdisciplinar para atenção integral às pessoas usuárias dos serviços socioassistenciais e de saúde, debater a estigmatização e criminalização de determinados grupos sociais, divulgar práticas ético-políticas para atenção integral a pessoas em vulnerabilidade social e contribuir para que a atuação psi esteja fundamentada na defesa intransigente dos direitos humanos.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo botão abaixo. Lembramos que as vagas são limitadas à capacidade do local.
Desculpe! Este formulário não existe mais.
Serviço
Data: 14 de Maio de 2024
Horário: 14h
Local: Unicentro (Rua Padre Salvador, 875, Santa Cruz, Guarapuava-PR)