9º Seminários Propulsão: (Re)inserção social de adolescentes em situação de uso abusivo de álcool e outras e drogas e sua interface com a educação

23
Aug
08h
00
Curitiba
PUCPR (Auditório Tristão de Ataíde) – Bloco Amarelo
Rua Imac. Conceição, 1155, Prado Velho

Informações

* Atividade promovida pelo Grupo Marista com o apoio do CRP-PR

Os Seminários Propulsão buscam promover reflexões e a incidência acerca do cuidado em liberdade, redução de danos sociais e à saúde e, consequentemente, garantia, promoção e defesa de direitos humanos de adolescentes que estão ou estiveram em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas. Destina-se a trabalhadoras(es) das políticas públicas de assistência social, educação, saúde e integrantes do sistema de garantia de direitos, comunidade acadêmica, e demais interessadas(os) na temática.

Especialistas convidadas(os)

Mesa Principal

André Luis Oliveira da Silva – Educador social desde 2011, com experiência em acolhimento institucional. Atuou com crianças e adolescentes em situação de rua na região conhecida como Cracolândia, em São Paulo. Atualmente é educador social no Projeto Quixote, realizando encontros e oficinas para a população atendida e parceiro das Aldeias SOS Infantis Rio Bonito. Colaborou com textos para o livro Refugiados Urbanos, além de ministrar aulas nas formações realizadas no Projeto Quixote. É graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP.

Fábio José Orsini Lopes (CRP-08/09877) – Psicólogo, Professor do Departamento de Psicologia da UEM, Doutor em Psicologia (UNESP), Coordenador do Núcleo de Apoio às Políticas Públicas de Prevenção ao Abuso de Drogas (NUPAD-UEM-SETI), Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Maringá (COMAD).

Nicklaine Rodrigues – Negra, Poetisa periférica e jovem aprendiz no Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato.

Mediação: Vanessa Tauscheck (CRP-08/17572) – P sicóloga no Centro Social Marista Propulsão

Rodas de Conversa

Medicalização da educação, com Rodrigo Alvarenga – Doutor em Filosofia (UFSC), membro da coordenação colegiada do Núcleo de Direitos Humanos (NDH-PUCPR), coordenador da especialização em Filosofia e Direitos Humanos (PUCPR)

Saúde Mental, Drogas e Diversidade e sua interface com a educação, com Victor Meireles (CRP-08/26155) – Psicólogo, mestrando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPR, integrante do Núcleo de Diversidade de Gêneros e Sexualidade (DIVERGES) do Conselho Regional de Psicologia do Paraná. 

Saúde Mental, educação e racismo, com Ramon Andrade Ferreira (CRP-08/28114) – Psicólogo formado pela PUCPR, educador social no CSM Propulsão. Desenvolveu pesquisas sobre a população em situação de rua, política de drogas e racismo, e sobre masculinidades negras. Também é co- fundador do projeto Cultivando Masculinidades, uma proposta de grupo terapêutico para homens.

Oficina Lúdica Projeto Quixote, com André Luis Oliveira da Silva – Educador social desde 2011, com experiência em acolhimento institucional. Atuou com crianças e adolescentes em situação de rua na região conhecida como Cracolândia, em São Paulo. Atualmente é educador social no Projeto Quixote, realizando encontros e oficinas para a população atendida e parceiro das Aldeias SOS Infantis Rio Bonito. Colaborou com textos para o livro Refugiados Urbanos, além de ministrar aulas nas formações realizadas no Projeto Quixote. É graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP.

Prevenção ao uso de drogas, com Ana Carolina Araújo dos Santos Schlotag (CRP-08/08615) – Psicóloga, Coordenadora do Consultório na Rua e Condição Vulneráveis pela SMS-Curitiba

Outras informações importantes

O evento contará com certificação pela participação. Haverá interprete de Libras na mesa principal.

Programação

8h – Credenciamento e café

9h – Abertura

9h10 – Apresentação cultural

9h20 – Mesa principal: (Re)inserção social de adolescentes em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas e sua interface com a educação

11h10 – Debate

12h – Intervalo

14h – Rodas de Conversa

17h – Encerramento das rodas

Serviço

Data: 23 de agosto de 2019

Local: Bloco Amarelo (Auditório Tristão de Ataíde) da PUCPR (Rua Imac. Conceição, 1155, Prado Velho, Curitiba-PR)

Vagas: 250

Inscrições: de 01/07/2019 até 16/08/2019 em seminarios.grupomarista.org.br 

Rolar para cima