Notícia

Evento sobre Mobilidade Humana e Trânsito reúne especialistas em Curitiba neste sábado; confira entrevistas com palestrantes

 

Durante o “I Encontro de Mobilidade Humana e Trânsito – Experiências em Psicologia para um trânsito mais seguro”, a Psicóloga e membro da Associação dos Centros de Avaliação de Condutores do Paraná (ACAC/PR), Mariana Ribeiro Franzoloso (CRP-08/9924), vai participar do debate “Contribuições acerca da Avaliação Psicológica no contexto do trânsito”. Para Mariana, o evento servirá para chamar a atenção de estudantes, profissionais da área e da sociedade em geral para a Campanha “Maio Amarelo”, que busca conscientizar as pessoas para um trânsito seguro em nosso país.

“Nesse encontro vamos fazer uma exposição sobre a Avaliação Psicológica no contexto do trânsito, para que estudantes e profissionais interessados na área possam conhecer e compreender a atuação do Psicólogo nesse contexto. Serão abordados temas relacionados à legislação que regulamenta essa especialidade, aos objetivos e seu alcance, avanços e desafios da profissão, além de um breve histórico dessa especialidade tão elementar quanto a própria profissão de Psicólogo”, explica.

Em relação aos principais desafios enfrentados atualmente pelas(os) Psicólogas(os) que atuam no contexto do trânsito, Mariana considera que a Avaliação Psicológica é frequentemente exposta a críticas por ser determinante da concessão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). “A Avaliação Psicológica nesse contexto é uma especialidade a que é atribuído um mínimo interesse do âmbito acadêmico, no que diz respeito ao fomento e à importância do desenvolvimento de pesquisas e da valorização dessa atuação profissional. Da mesma forma, o número de pesquisas científicas publicadas nessa área ainda é escasso e carece de maiores investimentos e produções acadêmicas”, finaliza.

 

Atuando no Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR), a Psicóloga Carine Côas (CRP-08/10833) abordará no encontro aspectos sobre a Avaliação Psicológica realizada por candidatos à CNH. “A fala terá como pretensão abordar as contribuições da Avaliação Psicológica à sociedade, trazendo um pouco do histórico desta avaliação na Psicologia do Trânsito, de onde viemos e onde estamos. Será uma oportunidade aos presentes de discutir sobre esta caminhada profissional e a necessidade de melhorias da área”, diz a Psicóloga.

 

A Avaliação Psicológica para fins de CNH é hoje uma imposição legal, com critérios específicos e predeterminados a serem avaliados. Acredita-se, desta forma, que sua aplicabilidade é de grande importância à sociedade. Isto se deve por sua pretensão preventiva, em que se propõe verificar aspectos de ordem cognitiva, de comportamento e de personalidade que possam interferir em uma condução veicular segura, diz a Psicóloga Carine Côas (CRP-08/10833)

 

O evento

O “I Encontro de Mobilidade Humana e Trânsito – Experiências em Psicologia para um trânsito mais seguro” acontece no dia 27 de maio, no próximo sábado, a partir das 9h30, na sede do CRP-PR (Av. São José, 699, Cristo Rei, Curitiba-PR). As inscrições no local serão realizadas mediante disponibilidade de vagas e haverá transmissão online pelo site.

 

No dia do evento, será exibida uma exposição de fotos desenvolvida pelos alunos do grupo de pesquisa da professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e colaboradora da Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito do CRP-PR Alessandra Bianchi (CRP-08/19311). Junto a cada foto, ficam alguns comentários sobre o acidente para reflexão se, de fato, o ocorrido foi um “acidente” ou uma negligência das partes.

Rolar para cima