Notícia

Evento reuniu profissionais e militantes do Movimento PopRua no CRP-PR

A semana do Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, começou ontem com um evento na sede Curitiba do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). O Seminário de Saúde Mental e Direitos Humanos foi organizado em parceria com o Movimento PopRua e contou com a participação de profissionais e usuários da Saúde Mental – como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 

Maria Lucia Santos Pereira passou 16 anos em situação de rua e contou a sua história

O evento foi dividido em duas partes: pela manhã, uma mesa-redonda composta pela Psicóloga Neuzi Barbarini (CRP-08/02835, professora da PUCPR) e por Maria Lucia Santos Pereira, membro da Coordenação Nacional do MNPR, que esteve por 16 anos em situação de rua. Elas falaram sobre o tema e relataram suas experiências – do ponto de vista profissional e também da própria história de vida.

Já na parte da tarde, após apresentação musical com direito ao hino do Movimento PopRua, iniciaram-se três produtivos grupos de discussão. Cada um com as suas dúvidas, experiências e sugestões, os participantes debateram três pontos essenciais em Saúde Mental: o surto, o cuidado e o período posterior ao tratamento.

Participaram do evento profissionais e usuários do atendimento em Saúde Mental  

A principal lição que foi possível aprender com os grupos foi a do cuidado humanizado. Como disse uma participante que já enfrentou os dilemas de estar na rua e ser usuária de drogas, “o que me fazia bem era ver que olhavam para mim como ser humano”.

Participantes cantaram o hino do Movimento da População de Rua

As apresentações culturais movimentaram o público

Rolar para cima