Notícia

Evento em Maringá debateu o suicídio e a atuação da(o) Psicóloga(o)

Na última terça-feira (19), a sede Maringá do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) promoveu a segunda edição do evento “Dialogando com a Psicologia Clínica”, que reuniu cerca de 30 profissionais desta área de atuação. A palestrante, professor doutora Lúcia Cecília da Silva, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), falou sobre um tema que causa inquietação entre Psicólogas(os) e sociedade – o suicídio.

Pesquisadora da área, Lúcia apresentou dados estatísticos preocupantes: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um milhão de pessoas se suicidam por ano no mundo todo. A cada 3 segundos, uma pessoa tenta tirar a própria vida.

Além disso, a professora apresentou os fatores de risco para o suicídio, entre os quais estão os aspectos sociais. Segundo ela, a maior incidência está entre homens de 15 a 30 anos e acima de 65 anos. “As estatísticas têm base nas organizações da saúde como a OMS, e, possivelmente os números são maiores”, ponderou.

 

Características psicológicas

Durante o encontro, a palestrante ressaltou algumas características comuns entre as pessoas que acabam cometendo suicídio: pouca resiliência, personalidade impulsiva, desesperança, desespero e desamparo, bem como o histórico de algum tipo de abuso.

O sofrimento mental representa 90% da causa, ou seja, o suicídio pode ser prevenido e evitado. A Psicologia pode contribuir na prevenção. “A quebra do estigma e do preconceito está no princípio de falar sobre o assunto e levar informações à sociedade”, disse.

O evento contou com a participação dos responsáveis pela implementação da ONG Centro de Valorização da Vida na cidade – a organização já ajuda pessoas a superar intenções suicidas em todo o Brasil há mais de 40 anos. Além desta iniciativa, Lúcia lembrou que a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá mantém um Comitê de Prevenção ao suicídio que tem sido exemplo de ação.

 

Próximo encontro

A Comissão de Psicologia Clínica de Maringá convida a todas(os) as(os) Psicólogas(os) para participar do próximo evento. A terceira edição do “Dialogando com a Psicologia Clínica” contará com uma mesa-redonda para debater a “A clínica psicológica do século XX e século XXI: relatos de experiências”.

 

Data: 23 de agosto

Horário: 19h

Local: sede Maringá

Rolar para cima