Notícia

Evento do NUPSIM debateu Tráfico de Pessoas

No último sábado (03), o Núcleo de Psicologia e Migrações (NUPSIM) do CRP-PR promoveu o Dialogando com Psicólogas(os) e sociedade com o tema Tráfico de Pessoas. O evento aconteceu em Curitiba e contou com a presença de 24 pessoas, entre Psicólogas(os), estudantes e outros profissionais.

As exposições de Sílvia Cristina Xavier, advogada e coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Paraná (NETP/PR), e Cláudia da Silva Ribeiro (Psicóloga que fez residência técnica no NETP/PR) mostraram a gravidade e complexidade do tema, especialmente por se tratar de uma atividade criminosa que se constitui na terceira atividade mais lucrativa do mundo. Ela se estende através de uma rede imensa que se materializa na forma de servidão doméstica; remoção de órgão humanos e tecidos; trabalho escravo na indústria têxtil; adoção ilegal e tráfico e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Os ramos de atuação para os aliciadores são as agências de modelos, “olheiros” em busca de atletas, agências ou sites de casamentos e ONGs de adoção nacional e internacional. Muito frequentemente tais aliciadores são pessoas próximas das vítimas e 58% deles são mulheres que exploram os sonhos de pessoas quase sempre exposta à grande vulnerabilidade social, econômica e de baixa escolaridade. O trabalho de identificação das vítimas e responsabilização dos criminosos demanda das equipes técnicas responsáveis muito conhecimento, sensibilidade e compromisso, garantindo o funcionamento da rede intersetorial de proteção.

Rolar para cima