Pesquisar
Close this search box.

Notícia

Evento Smart Mobility Digital Forum discute a mobilidade e qualidade de vida nas cidades

Entre os dias 3 e 5 de novembro, o evento Smart Mobility Digital Forum reúne profissionais para “compartilhar experiências e propor soluções para a melhoria da mobilidade e desenvolvimento das cidades”, segundo a organização do evento. O fórum, realizado de forma totalmente online, abrange temas como: Mobilidade inteligente para o desenvolvimento urbano sustentável; Tecnologias e inovação em sistemas de transporte coletivo; Desafios e perspectivas de infraestrutura para sistemas inteligentes de mobilidade sustentável; Sistemas inteligentes como suporte à governança da mobilidade nas cidades; Tecnologias e inovação para promoção da mobilidade ativa; e O uso de sistemas de mobilidade inteligente na promoção da nova agenda urbana.

A participação de Psicólogas(os) do Trânsito em espaços de debate como o Smart Mobility Digital Forum é fundamental para englobar diferentes perspectivas sobre o assunto, diversificar as temáticas discutidas e aprimorar soluções propostas para problemas de mobilidade nas cidades. Para o coordenador da Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito de Curitiba, Fabiano Xisto Correia (CRP-08/12158), a Psicologia pode contribuir em especial com fatores de comportamento humano, uma vez que “estão diretamente relacionados não somente à violência viária como o principal fator contributivo, mas também no que tange a fatores como o próprio ambiente sendo influenciador do comportamento humano e como essa interrelação e o entendimento é fundamental para um melhor e adequado planejamento urbano”.

Apesar de ser peça importante nas discussões que compreendem a resolução de problemas e a implementação de melhorias na mobilidade urbana, a área da Psicologia está sub-representada nas discussões. “A Psicologia necessita ocupar o seu devido espaço, caso contrário outras áreas do conhecimento ocuparão”, explica Fabiano Correia. O coordenador complementa ainda que é essencial a participação de profissionais da Psicologia do Trânsito em eventos como o Smart Mobility Digital Forum para que a categoria esteja conectada com as temáticas de mobilidade e tecnologias inteligentes para cidades.

Cenário de debate sobre mobilidade humana e trânsito

A partir de metas, programas e agendas estabelecidas nacional e internacionalmente —como o projeto Road Safety in Ten Countries (Segurança Viária em Dez Países, em tradução livre) e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito — diversos eventos, nacionais e internacionais, promovem debates que favorecem a deliberação sobre temas que concernem à mobilidade humana e trânsito.

Na Semana Nacional de Trânsito deste ano, por exemplo, o DETRAN-PR promoveu o 1º Fórum Digital. O evento paranaense debateu questões que envolvem o comportamento humano, mobilidade e tecnologia em alinhamento com o Programa Vida no Trânsito.

Outro conceito norteador para a promoção de uma mobilidade humana mais segura é a Visão Zero. O conceito originário e adotado na Suécia se baseia na premissa de que nenhuma morte prematura é aceitável e entende que a vida humana é prioridade sobre a eficiência da mobilidade e quaisquer outros objetivos dos sistemas viários e de transporte.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.