
Estudantes do Brasil celebram a sua condição de aprendizes todos os anos, no dia 11 de agosto. Para a Psicologia, a data traz reflexões acerca do futuro: em breve, estudantes que, hoje, estão na graduação devem exercer a profissão, enquanto outros grupos de discentes iniciam sua jornada. Esse é um ciclo contínuo.
Atento a esse movimento, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) estabeleceu a Comissão de Estudantes, que aproxima a autarquia do grupo e orienta pessoas ainda durante sua formação acadêmica, a fim de preparar profissionais que estão prestes a exercer a Psicologia.
Neste ano, a Comissão de Estudantes, coordenada pela psicóloga Mariane Regina Salles Panek (CRP-08/32713) e pelo psicólogo Luckas Gustavo Vanni Gorniak (CRP-08/34855), preparou um texto que, além de apresentar alguns dos seus objetivos e atividades, traz as impressões de três alunas de Psicologia acerca dessa interface do Conselho com quem ainda está em plena formação profissional.
O resultado dessa construção está nos trechos a seguir.
A Comissão de Estudantes de Psicologia do CRP-PR desempenha um papel de extrema importância na jornada acadêmica e no desenvolvimento pessoal de profissionais que ocuparão o mercado de trabalho. Por meio de um trabalho contínuo e dedicado, a comissão tem apresentado resultados diretos e significativos para estudantes, proporcionando um ambiente enriquecedor de discussões e reflexões.
Uma das principais características da Comissão é sua abordagem abrangente sobre a atuação da Psicologia, envolvendo temas que vão além dos aspectos teóricos e tradicionais da profissão. Os assuntos debatidos incluem questões relacionadas aos direitos humanos, explorando novas formas de atuação e abrindo espaço para a construção de uma Psicologia mais inclusiva e consciente do contexto social em que está inserida.
Conforme evidenciado pelas experiências compartilhadas pelas estudantes de Psicologia Raquel Loof, Lorena Candido e Laleska Alves, a comissão representa um ambiente rico em discussões e reflexões que muitas vezes não encontram espaço nas grades curriculares apertadas das universidades.
Laleska destaca a importância de se ter um espaço como a Comissão de Estudantes para aprofundar as discussões fundamentais para a formação de profissionais de Psicologia, as quais nem sempre são abordadas com a devida profundidade durante o curso. Essa oportunidade de diálogo e reflexão permite que estudantes compreendam a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos, enriquecendo a sua perspectiva sobre o papel da profissão na sociedade atual.
A gratuidade e a horizontalidade presentes na comissão são fatores cruciais que garantem que cada estudante se sinta à vontade para se expressar livremente, promovendo a democratização do conhecimento e o incentivo à participação ativa de forma equivalente.
Por sua vez, a estudante Raquel destaca o interesse do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) em ser participativo na formação de profissionais, proporcionando debates atualizados e relevantes para a formação social e comunitária de estudantes. Esse aspecto é especialmente valioso, pois traz provocações e críticas necessárias para o amadurecimento da compreensão que discentes têm sobre a sua futura profissão. Além disso, a comissão serve como um elo entre a universidade e o Conselho, proporcionando um espaço enriquecedor para a interação com estudantes e profissionais de diferentes origens e experiências.
Lorena ressalta a importância da Comissão de Estudantes no desenvolvimento de uma identidade profissional sólida e bem fundamentada. As rodas de conversa promovidas pela comissão vão além dos tópicos superficiais e aprofundam as discussões, permitindo que a futura geração de profissionais expanda seus conhecimentos e perspectivas.
A troca de experiências e integração entre estudantes desempenha um papel crucial no fortalecimento e aprimoramento da profissão de Psicologia como um todo, criando um ambiente gratificante e valioso para todas as pessoas envolvidas. Ao estimular o diálogo sobre temas relevantes e proporcionar debates aprofundados, essa iniciativa contribui para a formação de profissionais da Psicologia mais conscientes, com empatia e preparo para enfrentar os desafios da profissão.
Acerca dessa interface com psis em formação, a coordenadora de comissões do CRP-PR, psicóloga Vanelise Masquetti Valério Antoniassi (CRP-08/25684), destaca a importância da aproximação do Conselho com discentes, lembrando que as comissões de estudantes estão ativas nas cidades de Maringá e Centro Ocidental. Em breve, Londrina também contará com sua própria comissão.