Entrevista celebra Dia da(o) Psicóloga(o) falando sobre valorização da Psicologia

A “Psicologia é da Gente”, campanha do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) que marca o Dia da(o) Psicóloga(o) 2019, tem como um dos objetivos valorizar a Psicologia, fazendo com que ela esteja mais presente na sociedade.  

O Psicólogo e professor Nélio Pereira da Silva (CRP-08/00016) fez parte da trajetória do CRP-PR: foi um dos primeiros Psicólogos registrados no Paraná e também o primeiro presidente eleito da instituição.Em entrevista conduzida pela estudante de jornalismo Jessica Skroch, estagiária do CPR-PR, Nélio resgata um pouco do início da Psicologia, as dificuldades para se inserir na sociedade e o espaço que ela ganhou nas últimas décadas. Ele lembra que a Psicologia foi regulamentada em 1962 e que enfrentou muita resistência no início: “Eu penso que essas modificações ocorreram no sentido de que a Psicologia foi se adaptando às mudanças e o mundo começou a aceitar a Psicologia”.

Além disso, ele e o estudante de Psicologia Gustavo Henrique Soares dos Santos falam sobre os principais desafios que se apresentam às(aos) Psicólogas(os) na atualidade, como o uso da internet a favor da profissão. “A gente deve adaptar o nosso trabalho para a utilização dessas ferramentas”, disse Gustavo referindo-se aos testes psicológicos.

Ambos ainda deixam uma mensagem importante, especialmente em virtude das eleições que ocorrem entre 23 e 27 de agosto. Nélio destacou a importância de “chamar a responsabilidade e convocar o Psicólogo a ser mais participativo”.