Encontro no CAU-PR cria Fórum de Conselhos Profissionais do Estado

*Via assessoria de imprensa CAU-PR

Representantes de Conselhos Profissionais do Paraná se reuniram na última quinta-feira (09), na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR), em Curitiba, e decidiram criar o Fórum de Conselhos e Ordens Profissionais do Estado, que terá a finalidade de debater questões de interesse comum dos participantes, envolvendo temas de caráter técnico, jurídico, administrativo, entre outros.

Segundo o presidente do CAU/PR, Ronaldo Duschenes, a ideia era a de fazer uma reunião apenas de apresentação. “Temos muitos assuntos em comum e, por isso, ocorreu essa conversa com representantes de diferentes conselhos profissionais do Estado. É claro que cada Conselho tem uma forma de organização diferente, com números maiores ou menores de conselheiros, maneiras diversas de eleições, ou seja, a intenção foi trocar experiências entre os gestores dessas autarquias federais”, disse.

Durante o encontro ficou definido que o fórum terá ao menos uma reunião por mês, realizada nas sedes dos diferentes conselhos e sempre coordenada pelo anfitrião. Entre os assuntos que serão discutidos estão a preocupação com a implantação de cursos a distância, a necessidade de exame de proficiência para os novos registrados nos conselhos, os métodos de fiscalização e a possibilidade da realização conjunta de seminários e cursos técnicos com funcionários.

Para a conselheira-secretária do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), Carolina Walger (CRP-08/11381), a iniciativa de reunir os conselhos profissionais é extremamente importante. Para ela, essa união fortalece as lutas comuns, uma vez que o objetivo dos conselhos é o mesmo: garantir que os profissionais prestem serviços de qualidade e adequados à ética para a população. “Juntos, podemos realizar discussões para proteger esses objetivos como, por exemplo, quem pode regular o que é privativo de cada área profissional. Há também questões de gestão dos conselhos e de ações de inspeção e de fiscalização que também podem ser aprimoradas pelo debate entre as instituições.”

O presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná, Antonio Eduardo Branco, destacou que, agora, os conselhos poderão reivindicar pautas em conjunto. “Assim, teremos voz e atenção da sociedade e do meio político.” Ele ainda ressaltou que a parceria estabelecida pode aprimorar a organização urbanística da cidade, melhorar a segurança dos cidadãos e evitar a evasão das profissões. “A reunião foi muito proveitosa e uma grande oportunidade de falar presencialmente com colegas de outras áreas. Saímos esperançosos e já estamos ansiosos para o próximo encontro”, completou.

“Os conselhos também representam diversas categorias profissionais e podem ter posições políticas frente a decisões trazendo reflexões importantes, uma vez que, unidos, representam boa parte da população. É uma iniciativa valorosa e fica o nosso convite para que outros conselhos profissionais que não puderam estar presentes nesta primeira reunião também venham somar a este movimento”, concluiu a conselheira-secretária do CRP-PR, Carolina Walger.

De acordo com um levantamento feito pelo CAU/PR, o Estado possui 18 conselhos e uma ordem profissional. A reunião teve a presença do presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná, Celso Bernardo, do presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Adriano Lopes, do vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Laudelino Jochem, do vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná, Rosalmir Moreira, do conselheiro federal do Conselho Regional de Administração do Paraná, Sérgio Pereira Lobo, do conselheiro federal pelo Paraná do CAU/BR, Jeferson Dantas Navolar, do conselheiro do Conselho Regional de Biologia, Paulo Luciano da Silva, da conselheira-secretária do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Carolina de Souza Walger de Almeida, e da assessora institucional do Conselho Regional de Nutricionistas, Mariana Moreira da Silva.

Ainda participaram do encontro a assessora de Planejamento e Gestão Estratégica do CAU/PR, Gina Paladino – que explicou as estratégias do Conselho, e o Assessor de Comunicação, Antonio Carlos Domingues, que apresentou a história e os principais dados do CAU/PR.

Rolar para cima