CRP-PR conquista vaga no Conselho Estadual de Saúde e participará da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Flyer usado na divulgação do posicionamento do CRP-PR em defesa da saúde pública

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) participou, entre 11 e 13 de junho, da 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, realizada na Expo Unimed em Curitiba. O CRP-PR reuniu-se com mais de mil delegadas(os), representantes de associações de usuárias(os) do SUS, trabalhadoras(es), gestoras(es) e prestadoras(es) de serviços de saúde de todo o Paraná para discutir e monitorar políticas públicas de saúde em seus diversos eixos.

A categoria das(os) Psicólogas(os) constituiu a terceira maior delegação da Conferência. A forte representatividade foi garantida pela participação de mais de 20 Psicólogas(os) de 17 municípios do Paraná, que defenderam os temas sintetizados pelo CRP-PR na linha guia de saúde da instituição. Durante a 12ª Conferência Estadual, as(os) delegadas(os) do CRP-PR compuseram grupos de trabalho, participaram de reuniões e da Plenária Final que aprovou recomendações para a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.

Etapa nacional

A etapa estadual faz parte do processo de preparação para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e será realizada de 04 a 07 de agosto em Brasília-DF. Com o tema “Democracia e Saúde”, a Conferência será dividida em eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O CRP-PR, pela sua representatividade, foi eleito delegado para a 16ª Conferência Nacional e será representado pelo Psicólogo Thiago Ohara (CRP-08/16188), da região de Maringá.

Vaga no Conselho Estadual de Saúde

Durante a 12ª Conferência Estadual de Saúde também houve a eleição da nova gestão do Conselho Estadual de Saúde e o CRP-PR foi eleito para esta composição.

 

Para o Psicólogo César Rosário Fernandes (CRP-08/16715), Assessor Técnico em Políticas Públicas do CRP-PR, esta é uma vitória para a categoria profissional como um todo. “A presença do CRP-PR no Controle Social é fundamental, no contexto em que estamos vivendo. Temos muito a contribuir com a defesa de melhores condições de trabalho e com uma concepção humanizada e dignificante de assistência em saúde”.

 

A Conselheira Semíramis Maria Amorim Vedovatto (CRP-08/06207) também comemorou a conquista, afirmando que “o CRP-PR retoma a vaga do Conselho Estadual de Saúde do Paraná em um contexto de retrocessos nas políticas públicas de saúde mental. Será uma forma importante de defendermos outras formas de cuidado, alinhadas com a Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial”

Rolar para cima