Documentos e Notas Técnicas

NOTAS TÉCNICAS

Nota Técnica CRP-PR – 002-2019 – Orienta as(os) profissionais de Psicologia sobre publicidade profissional.

Nota Técnica CRP-PR – 001-2019 – Orienta as(os) profissionais de Psicologia no atendimento às pessoas Lésbicas, Bissexuais, Gays e de demais orientações sexuais (LGB+), promovendo o acolhimento, o acompanhamento, a autonomia e a despatologização.

Nota Técnica CFP – 005-2019 – Orienta psicólogas(os) sobre a utilização de testes psicológicos em serviços realizados por meio de tecnologias de informação e da comunicação.

Nota Técnica CRP-PR 005-2018 – Orienta as(os)  Psicólogas(os) sobre a autonomia profissional.

Nota Técnica CRP-PR 004-2018 – Orienta as(os) profissionais Psicólogas(os) sobre o atendimento a mulheres em situação de interrupção voluntária de gravidez.

Nota Técnica CRP-PR 003-2018 – Orienta as(os) profissionais Psicólogas(os) sobre a atuação profissional na metodologia da Escuta Especializada e do Depoimento Especial de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, em atendimento à Lei nº 13.431/2017.

Nota Técnica CRP-PR 002-2018 – Orienta as(os) profissionais de Psicologia no atendimento às pessoas transexuais e travestis, promovendo o acolhimento, o acompanhamento, a autonomia e a despatologização, em atenção à Resolução CFP nº 001/2018.

Nota Técnica CRP-PR 001-2018 – Apresenta orientações sobre o Atendimento Social, realizado por profissionais de Psicologia que se propõem a oferecer seus serviços a um público em processo de exclusão social por fatores socioeconômicos ou em situação de vulnerabilidade e risco, primando pela saúde e bem-estar psicológico destas pessoas.

Nota Técnica CFP – Orientação profissional em casos de violência contra a mulher – A nota mostra como fazer a notificação obrigatória e indica os casos em que se deve fazer a comunicação externa (denúncia), bem como os serviços disponíveis na rede para dar suporte à mulher, tendo como propósito preservar e proteger sua vida.

Nota Técnica CFP nº 02-2017 – Atualização de normas de testes psicológicos – Orientar sobre a atualização de normas como processo de elaboração de novos estudos normativos para testes psicológicos aprovados e com evidências de validade vigente, em que se ateste alteração em termos de interpretação, ampliação e/ou abrangência da amostra normativa. (Revogada pela Resolução CFP nº 009/2018)

Nota Técnica CFP nº 01-2017 Plataformas Informatizadas de testes psicológicos – Esta nota técnica se refere à aplicação informatizada de testes psicológicos aprovados no SATEPSI na versão lápis e papel. (Revogada pela Resolução CFP nº 009/2018)

Nota Técnica CRP-PR 002-2016 – Escuta de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência – Orienta o exercício profissional de Psicólogas(os) que atuam no Estado do Paraná acerca da Escuta de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência no Sistema de Justiça, e do uso no Judiciário da metodologia Depoimento Especial. (Leia também: Nota Técnica CRP-PR 003-2018 – Orienta as(os) profissionais Psicólogas(os) sobre a atuação profissional na metodologia da Escuta Especializada e do Depoimento Especial de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, em atendimento à Lei nº 13.431/2017)

Nota Técnica CRP-PR 001-2016 – Participação da(o) Psicóloga(o) como testemunha no âmbito da justiça – Orienta sobre a atuação profissional da(o) Psicóloga(o) na interface com a Justiça, especialmente quando é requisitada(o) a se posicionar sobre determinada situação diante do juiz.

Nota Técnica CRP-PR – 003-2015 – Uso de Nome Social – Esta nota traz o posicionamento do CRP-PR, obtido por meio do Grupo de Trabalho coordenado pela Comissão de Psicologia Escolar/Educacional, acerca da utilização do nome social de discentes menores de 18 anos de escolas do Estado do Paraná, atendendo à solicitação do Conselho Estadual de Educação do Paraná (Of. 230-15/CEE/PR).

Nota Técnica CRP-PR – 002-2015 – Produção de Documentos no SUAS – Subsidia a(o) profissional de Psicologia para a produção qualificada de documentos escritos – relatório psicológico e declaração – no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Nota Técnica CRP-PR – 001-2015 – Confissão de Fé e a Atuação Profissional – Estabelece que a nomenclatura na identificação da(o) profissional deve se referir à atuação deste e não a aspectos de foro íntimo, como sua confissão de fé.

Nota Técnica sobre a suspensão da Resolução CFP nº 012/2011 (que regulamentava a atuação da(o) Psicóloga(o) no âmbito do sistema prisional, normatizando a avaliação psicológica, proibindo a elaboração de prognóstico criminológico de reincidência, a aferição de periculosidade e o estabelecimento de nexo causal a partir do binômio delito delinquente) – Orienta que a prática da(o) Psicóloga(o), quanto à avaliação psicológica e produção de documentos escritos no âmbito do sistema prisional, continua sendo regida pela normatização profissional, especialmente as Resoluções referidas nesta Nota Técnica.

NOTAS/MANIFESTOS DE APOIO E REPÚDIO

Quem está faltando na escola? A(O) Psicóloga(o) Escolar! – A inserção e a consolidação da atuação da(o) Psicóloga(o) nas escolas é uma reivindicação do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), articulada pela Comissão de Psicologia Escolar e da Educação.

Nota a respeito do curso Depoimento Especial de crianças e adolescentes vítimas de violência – O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS), o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-08), a Associação dos Analistas Judiciários (ANJUD) e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná (SINDIJUS) vêm por meio desta nota manifestar sua preocupação com a forma como o tema “Depoimento Especial” vem sendo abordado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), especialmente, com a realização do “Curso Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência”, que ocorrerá de 29 a 30 de agosto para os magistrados e de 31 de agosto a 02 de setembro de 2016 para os servidores das equipes multiprofissionais do TJPR.

Moção de Repúdio ao Conselho Federal de Psicologia – Anexo ao Ofício CRP-08 0981-15 – O Conselho Regional de Psicologia do Paraná vem repudiar as condutas tomadas pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP nas posturas adotadas e na divulgação de informações referentes às manifestações da sociedade frente ao Processo Disciplinar Ético 028/2011, instaurado pelo CRP-PR, e que teve seu julgamento realizado (em grau de recurso) pelo CFP na sexta-feira, 22 de maio de 2015.

Nota de Apoio à “Parada Gaúcha do Orgulho Louco” – O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) e os demais Conselhos Regionais de Psicologia abaixo assinados vêm a público expressar apoio aos organizadores da “Parada Gaúcha do Orgulho Louco”, entre eles o CRP-RS, realizada no estado do Rio Grande do Sul.

Nota de Repúdio à Violência contra os Povos Indígenas Brasileiros – O Sistema Conselhos de Psicologia vem expressar indignação frente à violência contra os povos indígenas que ocorre neste país há mais de 500 anos e que vem se agravando sistematicamente, como o ocorrido contra o povo Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul.

Nota de Repúdio ao Aviltamento da Psicologia Brasileira – Os Conselhos Regionais de Psicologia abaixo consignados, em defesa da Democracia, dos Direitos Humanos e da Psicologia brasileira, assinam esta Nota de Repúdio, especialmente em relação às ações do Parlamento brasileiro que, ao promover debates nas Casas Legislativas, promovam e estimulem violação de direitos humanos, ofensa à profissão da Psicologia, bem como a seus órgãos fiscalizadores que, enfim, são instâncias legítimas do Poder Público e que têm na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos seus marcos regulatórios.

Carta aberta as(os) psicólogas(os) sobre o CREPOP –  Objetiva esclarecer às/aos profissionais de Psicologia e a toda sociedade brasileira a atual situação de sucateamento e ameaça de desmonte do CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas) pela atual gestão do Conselho Federal de Psicologia (gestão 2013 -2016).

 

COMISSÕES E GRUPOS DE TRABALHO

Relatório Diálogo Interdisciplinar com Sistema Prisional – CRP-PR, dentro de suas atribuições de orientar e fiscalizar o exercício profissional, vem, através do Projeto Dialogando, estabelecer contato com Psicólogas(os) em diversos campos de atuação, a fim de trazer para o Conselho o debate a partir da perspectiva de quem atua na área.

Resultado de Enquete – Preferência em relação à revista Contato digital e impressa.

Centro de Proteção Especializado da Criança e do Adolescente – uma proposta em construçãoA questão da escuta judicial de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual tem sido estudada e debatida há muito anos e algumas alternativas tem sido construídas no âmbito do poder judiciário, como o “Depoimento Sem Dano”/”Depoimento Especial”.

Dialogando na Socioeducação – Relatório: Com base no histórico de demandas associadas ao tema, o plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná aprovou o projeto “Dialogando na Socioeducação”, que reuniu Psicólogas(os) de todo o Estado, cujo resultado encontra-se disponível nesse documento.

Dialogando na Socioeducação – Orientações Técnicas: Com base no histórico de demandas associadas ao tema, o plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná aprovou o projeto “Dialogando na Socioeducação”, que reuniu Psicólogas(os) de todo o Estado, cujo resultado encontra-se disponível nesse documento.

Levantamento do Perfil Profissional e das Condições de Trabalho dos Psicólogos do Paraná – CRP-08: Trata-se de uma pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná com o objetivo de caracterizar a prática profissional da Psicologia no Estado.

Grupo de Trabalho sobre Neuropsicologia: A atuação da(o) Psicóloga(o) especialista em Neuropsicologia dentro do contexto científico brasileiro – Uma reflexão sobre Exame Neuropsicológico com referência às Resoluções do CFP 25/2001 (Regulamenta Testes Psicológicos), 002/2003 (que revoga a anterior) e 02/2004 (Institui a Especialidade em Neuropsicologia).

 

GESTÃO

Relatório anual de atividades – 2017 – Confira aqui o relatório referente às ações realizadas pelo Conselho Regional de Psicologia no ano de 2017.

Relatório anual de atividades – 2016 – Confira aqui o relatório referente às ações realizadas pelo Conselho Regional de Psicologia no ano de 2016.

Relatório Gestão 2013 – 2016 – Confira aqui o relatório referente às ações realizadas pelo Conselho Regional de Psicologia na gestão 2013 – 2016.

Relatório anual de atividades – 2015Confira aqui o relatório referente às ações realizadas pelo Conselho Regional de Psicologia no ano de 2015.

Relatório anual de atividades – 2014Confira aqui o relatório referente às ações realizadas pelo Conselho Regional de Psicologia no ano de 2014.

Relatório Gestão 2010 – 2013 – Confira aqui o relatório referente às ações realizadas pelo Conselho Regional de Psicologia na gestão 2010 – 2013.

Relatório Gestão 2007 – 2010 – Confira aqui o relatório referente às ações realizadas pelo Conselho Regional de Psicologia na gestão 2007 – 2010.

Rolar para cima