*Texto com informações do CFP
Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou em Brasília-DF o seminário “Resolução 01/1999 – 25 anos despatologizando a vida, no Brasil e no mundo”. O evento comemorou o 25º aniversário das normas para a atuação de profissionais da Psicologia no contexto das pessoas LGBTQIAPN+.
Os Conselhos de todo o país enviaram representantes, que tiveram a oportunidade de participar de palestras e discussões acerca do tema. Em nome da Comissão DIVERGES do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), Tate Estrutika Montes (CRP- 08/35847) esteve presente e conta que foi um momento de lembrar as conquistas até aqui alcançadas em relação à luta da população LGBTQIAPN+ . Além disso, enfatiza, “é importante que o cuidado em saúde mental dessa população se afaste do conceito de da patologização”.
A Resolução 01/1999 é uma grande conquista da Psicologia na despatoligização da homessexualidade em diversos aspectos. Além de regularizar o trabalho de profissionais independente da orientação sexual, também foi um avanço para que novas resoluções relacionadas fossem criadas. Isso inclui a adoção homoafetiva e casamento igualitário, por exemplo.
A Psicologia brasileira é uma referência quanto a esse avanço, principalmente no combate às terapias de reversão sexual. Por esse motivo, tornou-se um marco na conquista dos direitos de profissionais de Psicologia de todas as sexualidades.
Para conhecer a influência da Resolução 01/1999 no cenário internacional e assistir a gravação do seminário, disponível no YouTube do CFP, acesse: https://site.cfp.org.br/trajetoria-de-25-anos-da-resolucao-cfp-no-01-99-e-tema-de-seminario-promovido-pelo-conselho-federal-de-psicologia/
Leia também
Histórias de cuidado e promoção de direitos marcam a entrega do Prêmio João W. Nery: confira aqui a cobertura do CFP sobre a entrega do prêmio, que aconteceu durante o Seminário “Resolução 01/1999 – 25 anos despatologizando a vida, no Brasil e no mundo”.