Notícia

Dia Mundial da Saúde: Profissionais que estão fazendo a diferença na crise do Covid-19

Profissionais de saúde do mundo todo estão enfrentando uma das maiores crises sanitárias da história recente na “linha de frente”, como se convencionou chamar. São Psicólogas(os), Enfermeiras(os), Técnicas(os) de Enfermagem, Médicas(os), Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, entre outras, que não podem parar. A pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19, atingiu diversos países com intensidades diferentes, mas, em diferentes graus, todos enfrentam desafios semelhantes: sobrecarga nos sistemas de atendimento, falta de recursos como máscaras e álcool em gel, equipes que se reduzem a cada dia devido às infecções e cargas horárias exaustivas, muitas vezes exigindo sacrifícios pessoais.

 

Uma crise desta proporção nos mostrou profundos problemas sociais: desigualdades de renda e déficit de empregos formais e falta de acesso universal a serviços como habitação e saneamento básico, por exemplo. Mas, evidenciou também a importância do investimento em políticas públicas, na saúde pública, gratuita e universal (o SUS, que teve investimentos congelados pela EC nº 95/2016 e agora carece de recursos), na ciência e na universidade pública.

 

No Dia Mundial da Saúde, lembrado neste 07 de abril, o Fórum Estadual dos Conselhos de Saúde do Paraná (FCRAS) – do qual o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) faz parte – lembra que “na singularidade de nossos saberes e na potência de nossa atuação em equipe, temos dado uma extraordinária demonstração de energia e nos tornamos, a cada dia, mais conscientes da nossa capacidade de ação”, referindo-se a profissionais de áreas distintas. O texto ainda destaca a importância de se oferecer “condições de trabalho, com protocolos de segurança e proteção individual exigida por este momento tão duro”.

 

Por fim, o FCRAS-PR “reconhece e parabeniza as e os profissionais da área da saúde, em todas as suas generalidades, pois tem sido parte da construção de um novo futuro, com mais saúde, menos desigualdades e laços fraternos e comunitários cada vez mais firmes”.

Mensagem das Nações Unidas

O mesmo tom de reconhecimento e agradecimento a profissionais de saúde marcou a mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em alusão ao Dia Mundial da Saúde. “Hoje, estamos mais profundamente gratos do que nunca a todos vocês, enquanto trabalham sem parar, colocando-se em risco, para combater os danos dessa pandemia”, afirmou.

O discurso de Guterres ainda enfocou num grupo específico de profissionais: Enfermeiras(os) e Obstetras, já que 2020 é o ano internacional destas especialidades. Segundo ele, estas(es) profissionais se dedicam a dar conforto ao longo de toda a vida, desde o início até os momento finais, e neste momento de pandemia são ainda mais importantes.

Saúde mental

Diante da pandemia do Covid-19, é natural que nós estejamos focando muitos recursos na preservação da saúde física: lavar as mãos com frequência, ventilar ambientes e manter o isolamento social é fundamental para achatar a curva de disseminação da doença, ou seja, fazer com que menos pessoas sejam infectadas.

 

No entanto, não menos importante é lembrarmos da nossa saúde mental – nunca é demais mencionar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), este é um conceito amplo que envolve “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Já são comuns relatos e reportagens sobre os efeitos adversos da mudança massiva para sistemas de trabalho e educação remotos.

 

Pensando nisso, o CRP-PR vem trabalhando nas últimas semanas para fornecer o máximo de informações para que as pessoas possam manter, na medida do possível, cuidados com a saúde mental durante o isolamento social, dedicando atenção também a crianças e idosos, por exemplo. O vasto conteúdo disponível no Especial COVID-19 (ver link abaixo) também inclui orientações para profissionais da Psicologia em diferentes contextos – entre os textos destaca-se a Nota Técnica CRP-PR nº 001/2020 e um compilado de perguntas e respostas comuns sobre temas como atendimento online e grupos de risco.

Clique na imagem para acessar o Especial Covid-19 (www.crppr.org.br/especialcovid19)
Rolar para cima