Notícia

No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, CRP-PR destaca a importância da inclusão

No Brasil, cerca de 6,7% da população possui alguma deficiência, ou seja, tem muita dificuldade ou não consegue enxergar, ouvir, caminhar, subir escadas, ou ainda possui deficiências mentais ou intelectuais que limitam as atividades habituais, como trabalhar e estudar. Os dados foram constatados pelo pelo estudo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseado no censo demográfico de 2010, mas com uma nova margem de corte.


O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, lembrado no dia 11 de outubro, tem a finalidade de promover a conscientização da sociedade sobre as ações que podem ser tomadas com o objetivo de melhorar e garantir a qualidade de vida e os direitos das pessoas com deficiência física.


Dessa forma, leis e decretos que buscam assegurar, em condição de igualdade, a inclusão e a cidadania dessas pessoas significam um avanço importante. Como exemplo, em 2015 foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que dispõe sobre a obrigatoriedade de diversas estruturas que possibilitem a acessibilidade em diferentes formas, como rampas e assentos específicos.

 

Lista de Psicólogas(os) que atendem em Libras

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) tem buscado adotar medidas nesse sentido. Após consulta pública às(aos) Psicólogas(os) que atuam na Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como Libras, o CRP-PR divulgou em setembro de 2018 uma lista com mais de 30 profissionais de diferentes cidades do Paraná e também de outros Estados. Desde então, outras(os) Psicólogas(os) especializadas(os) se cadastraram e uma lista atualizada foi divulgada em setembro de 2019.

Agora, a lista dessas(es) profissionais e o formulário para o cadastro estão disponíveis em uma página específica do site do CRP-PR, na aba de “Serviços”, de modo a facilitar e ampliar o acesso da população e da categoria à publicação.
Além disso, alguns dos eventos promovidos pelo Conselho também contam com a tradução em Libras. Procura-se, ainda, implementar legendas em todos os materiais audiovisuais da instituição, presente já em alguns vídeos.

 

 

#PraCegoVer

O CRP-PR também adotou a hashtag #PraCegoVer nas postagens com imagens nas redes sociais, o que possibilita a audiodescrição para a compreensão de imagens, transformando elementos visuais em palavras. É também uma maneira de chamar atenção para que os videntes enxerguem as pessoas com deficiência visual e reconheçam as suas necessidades.

Em 2018, o CRP-PR realizou uma entrevista com a criadora do projeto, Patrícia Braile, que você pode conferir neste link. 

 

Nota Técnica: testes psicológicos para pessoas com deficiência

 

Em abril de 2019, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Nota Técnica nº 004/2019, que orienta Psicólogas(os), pesquisadoras(es), editoras e laboratórios responsáveis quanto às pesquisas para construção, adaptação e estudos de equivalência de testes psicológicos para pessoas com deficiência.
Confira a Nota Técnica na íntegra neste link.

Rolar para cima