Notícia

Dia Mundial da Saúde

O dia 7 de abril é a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o Dia Mundial da Saúde, em decorrência da preocupação com a qualidade de vida e com a preservação da saúde humana, e é lembrado anualmente por meio de tema que faça alusão ao bem-estar físico e emocional. Em 2021, enquanto o mundo ainda vive uma das maiores crises sanitárias da história, causada pelo novo coronavírus, a OMS suscita a reflexão sobre a saúde populacional com o mote “Construindo um mundo mais justo e saudável”.

No momento em que o país registra mais de 300 mil vítimas fatais da Covid-19, o CRP-PR compreende que o Dia Mundial da Saúde não é uma data comemorativa. Dessa maneira, o Conselho busca posicionar-se não como mero observador de cenários, mas como partícipe no combate às desigualdades – tão dilatadas pela pandemia – e no apoio a todas(os) as(os) profissionais que têm se dedicado à mitigação dos danos causados por uma enfermidade que impôs barreiras, alterou estruturas familiares, adiou projetos, rompeu o ciclo de convivências e afetos presenciais e subtraiu vidas.

Além do número de vítimas diretas da pandemia, que são 336.947, outros índices do Brasil revelam que atingir a saúde e bem-estar mentais – mais especificamente sob a abordagem da Psicologia – é um desafio para as(os) brasileiras(os): relatórios recentes da OMS destacam o país com a maior incidência de diagnósticos de depressão na América Latina. Com o agravamento da pandemia, a luta na busca pela saúde foi ainda mais absorvida por Psicólogas e Psicólogos, que atuam para atenuar o sofrimento provocado pelo luto, medo, solidão, incertezas e pelo desconhecido invisível que atingiu a todos(as) em escalas outrora impensáveis.

Diante de tais circunstâncias, ciente das suas atribuições, o CRP-PR reitera o seu empenho – e, por conseguinte, o da Psicologia – na luta pela busca e manutenção da saúde em todos os seus níveis, e declara a sua permanência no combate às desigualdades enquanto subsistirem e sobrevirem motivos para tanto.