Texto de Vanessa Cristine Francisquette, professora da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais
O dia 8 de setembro nos remete a uma celebração muito importante no âmbito educacional: o Dia Mundial da Alfabetização. A data destaca a importância deste processo para a emancipação das pessoas, já que é a partir da alfabetização que podemos exercer nossa cidadania plenamente.
O processo de alfabetização não se resume apenas à decodificação de letras, sons, palavras ou textos. Ele é fundamental para que a criança tenha acesso ao conhecimento de mundo, melhore sua qualidade de vida, desenvolva seu pensamento crítico, tome decisões e se insira na sociedade de forma mais autônoma.
A alfabetização é crucial não apenas para o desenvolvimento do indivíduo, mas também para toda a sociedade, pois está diretamente relacionada à construção de uma sociedade com menos desigualdade social. Garantir políticas públicas voltadas para a alfabetização é garantir um direito pleno das pessoas de um país e contribuir para a construção de um mundo mais próspero.
Profissionais que se envolvem nesse processo têm a importante missão de desenvolver marcos de desenvolvimento cognitivo, emocional e social que se estenderão por toda a vida. Afinal, quem não se lembra da professora que fez parte desse processo? A busca por formação continuada, melhores condições de trabalho, recursos educativos diferenciados, pesquisas e estudos sobre o assunto fazem parte do esforço diário destas categorias para oferecer uma educação de qualidade a quem está aprendendo.