Uma das datas mais celebradas mundialmente, o Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08) coloca estas populações nos holofotes – suas lutas por direitos, seu papel na conservação do meio ambiente e do clima, bem como a diversidade cultural e linguística.
Atento a todos estes aspectos, o CRP-PR vem atuando para a promoção de uma Psicologia com tons de Jenipapo e Urucum e promovido encontros movidos a interculturalidade.
Um destes momentos, e que vale a pena relembrar, foi a conferência ministrada pelo professor universitário indígena morador da Aldeia Gwarini Taba Atã, Casé Angatu, no XVII Encontro Paranaense de Psicologia (XVII EPP).
Se quiser saber mais sobre a atuação da Psicologia no contexto dos povos indígenas, recomendamos (re)ler a resenha crítica assinada pelo Psicólogo Jefferson Olivatto da Silva (CRP-08/1808), membro da Comissão Étnico-Racial do CRP-PR, que clama “Por um novo desdobramento da atuação psicológica com os povos indígenas” na Revista Contato 137 (Setembro/Outubro 2021). Acesse no botão abaixo.