Notícia

Dia Internacional dos Migrantes: nenhum humano é ilegal!

Neste 18 de dezembro, Dia Internacional dos Migrantes, o Núcleo de Psicologia e Migração (NUPSIM) do CRP-PR reitera o compromisso da Psicologia, como ciência e profissão, para com a temática da mobilidade humana. Reconhecendo em indivíduos, famílias e comunidades que migram, sujeitos de direitos e, também, de desejos!

É estimado que, atualmente, mais de 281 milhões de pessoas estão deslocadas de suas terras de origem. Neste dia, como situado pela Organização das Nações Unidas, comemoramos a mobilidade como comportamento humano — propulsora de histórias e transformações. Fazendo um apelo, contudo, para que os direitos de todas as pessoas migrantes sejam respeitados; levando em consideração, igualmente, o papel da Psicologia na construção, promoção e manutenção desses direitos.

Pensar a Psicologia nos movimentos migratórios — e suas consequências para aqueles que migram e suas redes de apoio, como famílias, comunidades e instituições de origem, deslocamento e acolhida — é nosso trabalho como Núcleo! Assim, no dia de hoje, convidamos todas e todos a conhecer um pouco mais sobre o NUPSIM em nossa página (acesse pelo botão abaixo) e para pensar e integrar nosso Núcleo no ano que virá.

A pandemia, marcada por uma diminuição significativa da mobilidade humana global, reforçou a necessidade de voltarmos nossos olhares (e ouvidos) a comunidades vulneráveis — imobilizadas geográfica, psíquica e socialmente. Neste 2022 por vir, reiteramos nossos votos de trabalho: construir coletivamente uma prática que não criminalize a migração, repudiando toda e qualquer forma de discriminação e promovendo o acesso igualitário e livre de migrantes a quaisquer serviços, programas e benefícios sociais. Para quem compartilhar destes mesmos desejos, caminhemos juntos! Recordando, sempre, que nenhum ser humano é ilegal.