Notícia

Dia Internacional dos Direitos Humanos: CDH/CFP lança podcast “Prosas Descoloniais”

Descrição da imagem: A imagem é um card promocional sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos. No topo direito, há o título "Dia Internacional dos Direitos Humanos" em destaque, escrito em caixa alta. Logo abaixo, está a mensagem principal que anuncia o lançamento do podcast da campanha "Descolonizar corpos e territórios: reconstruindo existências Brasis". O texto enfatiza palavras-chave como "Podcast" e "Descolonizar corpos e territórios", destacando-as com cores diferentes. No lado esquerdo da imagem, aparece um celular exibindo o episódio "Prosas Decoloniais" no aplicativo de podcast. A capa do episódio é vibrante, com padrões coloridos e o título em destaque. Mais abaixo, estão as informações do evento: a data, representada como "10/12" acompanhada de um ícone de calendário em vermelho; o horário, "11h30", com um ícone de relógio; e a plataforma de transmissão, "YouTube", com o logotipo do YouTube em vermelho. O fundo da imagem tem padrões abstratos em tons de vermelho, amarelo, marrom e azul, remetendo à diversidade cultural e à temática do evento. No canto inferior direito, estão os logotipos do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais de Psicologia, reforçando a origem oficial e a autoridade do conteúdo. A composição utiliza cores fortes e vibrantes para captar a atenção e comunicar a importância do tema abordado.

Atividade anuncia série especial sobre descolonização na Psicologia e o combate à violência contra mulheres. Diálogo também contará com ato virtual “Criança não é mãe”

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CDH/CFP) promove, no dia 10 de dezembro, a partir das 11h30, o lançamento da série especial de  podcast Prosas Descoloniais. 

A série conta com dez episódios que tratam da descolonização na Psicologia, discutem a viabilidade de uma Psicologia decolonial e celebram as contribuições afrodiaspóricas e pindorâmicas, além de abordar a descolonização das hierarquias regionais na Psicologia brasileira, enfatizando a valorização da identidade e do contexto local para práticas educativas emancipatórias.

O lançamento será mediado pela vice-presidente do CFP, Alessandra Almeida. Para ela, descolonizar a ciência e a prática psicológica convida a categoria ao reconhecimento de produções que foram eclipsadas nos registros da profissão. “É preciso fomentar a discussão de nossos aportes e lentes metodológicas da Psicologia para aproximar nossas perspectivas da realidade em que nos inserimos”, destaca.

A conselheira federal Nita Tuxá, que representará a CDH/CFP no evento, pontua que é fundamental sublinhar a diversidade nacional a partir do diálogo com as maiorias populares. “São grupos populacionais de extrema importância e que por muito tempo estiveram em posições subordinadas na história e no fazer científico e profissional da Psicologia”, ressalta.

Ato virtual

Durante o diálogo também será realizado o ato virtual Criança não é mãe. A mobilização articula o tema à necessidade de combater a colonização dos corpos de meninas, mulheres e pessoas que gestam e contará com a participação de Conselhos de Psicologia de todo o país. O tema está no foco dos debates da PEC nº 164/2012, que retrocede no direito ao aborto, mesmo em casos previstos por lei.

Saiba mais

O podcast Prosas Descoloniais integra o conjunto de ações da Campanha Nacional de Direitos Humanos “Descolonizar corpos e territórios: reconstruindo existências Brasis”, do Sistema Conselhos de Psicologia, que revisita as contribuições afropindorâmicas e latino-americanas que compõem os saberes e as práticas da Psicologia.

Serviço

Prosas Descoloniais: lançamento do podcast da CDH/CFP e ato virtual “Criança não é mãe”

Data: 10 de dezembro

Horário: 11h30

Acompanhe pelo canal YouTube do CFP

*Conteúdo do CFP

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.