Pesquisar
Close this search box.

Notícia

Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna 

Descrição da imagem: mulher negra no lado esquerdo da imagem com o rosto inclinado para cima e flores ao redor de sua cabeça e nas pontas da imagem. A frente do seu rosto está escrito 28 de maio, Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher e abaixo está o símbolo do CRP-PR.

28 de maio é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. A data é motivada pela incidência da morte materna que, mesmo após décadas de denúncias sobre violações de direitos reprodutivos, marca a necessária extensão e qualidade na rede de atenção à saúde de mulheres, tanto nos níveis de prevenção e promoção, como de acompanhamento e recuperação. 

No âmbito da saúde reprodutiva, amplia-se a reflexão sobre a educação sexual, no que compete ao livre exercício da decisão sobre a gestação e o devido acompanhamento desde o pré-natal até o puerpério. Com especial advertência à multiplicidade de dimensões que compõem o processo de saúde-doença, fortemente determinadas pelas condições sociais, culturais, econômicas e educacionais. É preciso considerar as diversidades e particularidades em que essas mulheres estão circunscritas. O que se solicita é a garantia de acesso à integralidade da atenção em saúde, uma vez que o que se constata muitas vezes é a precariedade dos equipamentos de assistência, inclusive gerando violência obstétrica, racial, de classe econômica, escolarização etc.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.