Dia do Estudante: participantes da Comissão de Estudantes falam sobre o significado da data

Os dois primeiros cursos de nível superior no Brasil foram os de Ciências Sociais e de Ciências Jurídicas, criados em 1827. Quando o completaram 100 anos, foi instituído o Dia do Estudante, lembrado em 11 de agosto. A data também marca a criação da União Nacional dos Estudantes, principal instituição representativa dos estudantes de nível superior no Brasil.

Hoje, no Dia do Estudante, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) parabeniza todas e todos que se inquietam e se dedicam ao conhecimento, estudantes que se espantam e se encantam com o mundo, e que pelo saber buscam a transformação social.

Abaixo estão os depoimentos de alguns participantes da Comissão de Estudantes do CRP-PR. Eles comentam sobre o impacto dessas atividades em sua formação enquanto Psicólogas(os) e sobre o significado de ser estudante.

Como é participar da Comissão de Estudantes do CRP-PR?

Estou na Comissão de Estudantes desde o seu começo (2017). Ano passado tivemos um projeto super legal, em que nos dividimos em grupos e escrevemos textos de temáticas, abordagens teóricas e as áreas de atuação da Psicologia. A proposta era ter contato com novos conhecimentos, produzir e divulgar de forma acessível tanto para a sociedade quanto para profissionais. Tivemos também algumas palestras muito boas, mas o que é mais importante é a troca entre os estudantes. O objetivo da Comissão de aproximar as instituições de ensino é muito válido, conseguimos conhecer outras realidades, as diferentes grades curriculares e saber das Semanas Acadêmicas dos outros lugares.

Desde o terceiro mês de aula eu comecei a frequentar o CRP-PR. Estar dentro da instituição modificou muito a minha visão sobre a Psicologia. Existe uma Psicologia fora da academia, e hoje eu sei que ela acontece e está na nossa vida de diversas maneiras. Isso modificou a minha graduação, com certeza.

Para você, o que é ser estudante?

Sempre gostei muito de estudar e isso permaneceu na universidade, apesar na diferença de estudo entre a escola e a universidade. Ser estudante, para mim, é estar nessa constante leitura, pesquisa e escrita, o que é muito prazeroso para mim. Estar nos encontros da Comissão de Estudantes é uma forma de estudo também, porque trocamos várias ideias. Eu também adoro ir a palestras, rodas de conversa. Tudo o que você pode estar contribuindo para a ciência e para a sociedade é uma forma de estudo.

Edilayne Ribeiro – 10º período de Psicologia

Como é participar da Comissão de Estudantes do CRP-PR?

Na Comissão de Estudantes nós conversamos sobre várias comissões temáticas, congressos, fóruns e somos convidados a estarmos cada vez mais próximos do Conselho e participar desses eventos. Já que faço parte do Centro Acadêmico da faculdade, percebo essa mão aberta para levar o CRP-PR para a nossa faculdade, e eles são muito disponíveis para isso. Essa parceria é muito bacana, eles estão sempre dispostos a ir e explicar o que é o CRP-PR. Conseguimos nos unir como Psicólogas(os) desde a formação. Quando estivermos formados, estaremos já parte dessa estrutura da categoria enquanto uma equipe. Isso sai da lógica antiga de “cada um no seu consultório”. Nós teremos quem indicar, com quem conversar, um networking. Essa proximidade faz com que nós tenhamos em quem se espelhar para a nossa formação, eles incentivam e motivam a gente a ser estudantes. Na faculdade a gente conversa sobre teoria, e aqui a gente conversa sobre vivência. Essa troca de experiência é muito importante. Eu sinto apoio total do curso que eu escolhi, já sou uma Psicóloga em formação.

Aqui no CRP-PR eu me sinto em casa. A Comissão de Estudantes vai fazer total diferença na minha carreira profissional, enquanto pessoa e na formação de Psicóloga, eu agradeço muito ao CRP-PR por isso!

Para você, o que é ser estudante?

Ser estudante é um processo. É o tempo que você toma de capacitação para você poder evoluir dentro desse processo. Somos eternos estudantes. A ciência não para e ela é incrivelmente refutável, e por isso ela é incrível! Não adianta apenas estudar, é preciso usufruir daquilo. É isso que o CRP proporciona, temos a oportunidade de colocar em prática. Ser estudante é sensacional!

Milena Rodrigues – 4º período de Psicologia

Como é participar da Comissão de Estudantes do CRP-PR?

Eu acho muito legal a iniciativa do CRP-PR de juntar estudantes e nos dar um pouco de base sobre essas questões mais internas da Psicologia, para compreender o funcionamento das Políticas Públicas – com o que temos pouco contato na faculdade. As reuniões da Comissão têm sido muito produtivas para mim. Além eu de ter contato com outros alunos, eu posso me desenvolver melhor como profissional. As monitorias a que somos convidados a participar também são bem legais. Os estudantes têm um apoio muito grande do CRP-PR. O que o CRP-PR está fazendo é promover uma união e uma construção conjunta, para que o nosso meio se fortaleça. Isso reflete que eles estão preocupados com uma sequência do trabalho. Hoje eles que estão aqui, mas eles estão preocupados com o futuro, por um bem maior. Tenho muita felicidade por ter contato com a Iara Raittz Baratieri Omar (CRP-08/18399), Coordenadora da Comissão, e com o César Fernandes (CRP-08/16715), Assessor de Políticas Públicas.

Para você, o que é ser estudante?

Ser estudante é poder ter liberdade. A partir do estudo eu me desenvolvo, posso ter um pensamento livre, posso tomar minhas decisões de maneira coerente. O estudo me dá embasamento nas minhas decisões, não é “achismo”. Estudar é poder crescer a todo instante, e também ajudar, estender a mão. Às vezes me dá um momento de melancolia: estou estudando muito. Quanto mais eu estudo, mais eu percebo que não sei nada! Eu respiro fundo e continuo!

Existe um conto chinês que conta a história de um professor que visita um mestre. Durante a conversa, o professor fala de todas as suas experiências e tenta impor as suas convicções. Enquanto isso, o mestre enche a xícara de chá do homem, até que ela começa a transbordar. O professor pergunta se o mestre não percebeu que a xícara já estava cheia. A resposta foi a de que “assim como esta xícara, o senhor está cheio de ideias pré-estabelecidas. Se você não esvaziar a sua xícara, não terá espaço para novas coisas entrarem”.

Luckas Gorniak – 4º período de Psicologia

Como é participar da Comissão de Estudantes do CRP-PR?

Participar da Comissão de Estudantes é uma oportunidade de vivenciar a realidade entre a academia e a profissão.  Também de aprofundar nosso conhecimento a respeito das leis que envolvem a prática da Psicologia para que sejam assegurados nossos direitos, bem como reforçados nossos deveres no exercício da profissão.

Para você, o que é ser estudante?

Ser estudante, para mim, é muito mais que estar em sala de aula ou vinculado a um curso. É estar todo o tempo aprofundando seus interesses, buscando novos desafios para poder contribuir para a construção de um mundo mais justo onde todos tenham seus direitos garantidos.

Julia de Castro – 10º período

Rolar para cima