Pesquisar
Close this search box.

Notícia

Dia das Psicólogas e dos Psicólogos

Há 58 anos, em 27 de agosto de 1962, foi promulgada a Lei nº 4199, que regulamentou a profissão de Psicóloga(o) no Brasil. Mais tarde, esta data foi oficialmente instituída no calendário nacional como Dia da(o) Psicológa(o) pela Lei nº 13.407/2016. Ou, como preferimos, Dia das Psicólogas e Psicólogos, para evidenciar a pluralidade, marca essencial de nossa ciência e profissão.


Este é um dia, portanto, que nos convida a rememorar histórias – individuais e coletivas – sobre nossa relação com a Psicologia. É tempo de celebrar avanços, conquistas, lembrar da nossa formação e de todos os encontros que a Psicologia nos proporcionou.


Também é tempo de refletir sobre a prática, sobre que Psicologias estamos construindo, lado a lado. Como nossos fazeres em Psicologia estão contribuindo para a transformação da sociedade, a promoção dos direitos humanos, a valorização da diversidade, a emancipação dos sujeitos e coletividades, e o enfrentamento a todos os tipos de opressão? Quais os desafios que ainda precisamos encarar, e que caminhos devemos ousar trilhar, enquanto categoria, para superá-los?


É nesse sentido que o Conselho Regional de Psicologia do Paraná, neste 27 de agosto, pergunta a toda categoria e sociedade: Que Psi Você Quer? Diante de um cenário de tantas turbulências, em um momento social tão delicado, qual é o nosso horizonte para a profissão que construímos e que é parte de nós?


Em um exercício amplo de diálogo, já descobrimos algumas pistas. A categoria quer uma Psicologia valorizada, efetivamente acessível a todas as pessoas, capaz de cuidar da saúde mental das próprias Psicólogas e Psicólogos, que defenda a democracia e os direitos humanos, esteja presente nas políticas públicas e, especialmente neste momento, consiga atuar em contextos conturbados – como o que estamos vivendo pela crise da pandemia.


Que esta data nos permita a reflexão sobre o futuro da Psicologia que queremos, e que nos ajude a confirmar a alegria pela nossa escolha profissional. Que possamos conquistar cada vez mais espaços para fazermos a diferença nos meios em que nos inserimos. As conquistas da Psicologia são também avanços para toda sociedade.


Parabéns a todas as Psicólogas e Psicólogos pelo seu compromisso social diariamente reafirmado. Estamos juntas(os) nessa caminhada, com muito afeto e dedicação.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.