Notícia

Dia da Visibilidade Trans contará com evento de conscientização em Curitiba

Nesta sexta-feira (29), o Transgrupo Marcela Prado, em parceria com o Grupo Dignidade, promove um evento de conscientização sobre os direitos de travestis e transexuais. O ato será realizado na Boca Maldita, em Curitiba, e contará com diversas atividades entre as 10h e 17h, como o teste do fluido oral para Aids e a presença da equipe do Projeto Jurídico de Direitos Humanos LGBT. Na data em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans, a ONG também recolherá doações de roupas, alimentos e materiais de higiene.

O objetivo do evento é promover os direitos humanos, o respeito à identidade de gênero e a busca do direito à vida sem preconceito e discriminação. As pessoas trans são as principais vítimas da violência entre a população LGBT no país. O último Relatório de Violência Homofóbica publicado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República aponta que grupos de travestis e transexuais são os mais suscetíveis à violência, que se expressa através de injúrias, agressões físicas e psicológicas e assassinatos.

A Psicóloga do Trans Grupo Marcela Prado, Thayz Ataíde, explica que é essencial esclarecer o que é ser uma pessoa trans. “Precisamos combater o preconceito gerado pela desinformação, mostrando que as trans são cidadãs e parte integrante da sociedade. São estudantes, funcionárias públicas, cabeleireiras, professoras, que querem conviver em harmonia com a sociedade”.

Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook clicando aqui

Leia mais

Nome social nos registros escolares: a Psicologia responde se existe idade certa para fazer a mudança

Parecer técnico do Conselho Regional de Psicologia do Paraná acerca da utilização de nome social de discentes menores de 18 anos nas escolas do Estado do Paraná