Notícia

Dia da Visibilidade Trans conta com eventos de conscientização em Curitiba

Hoje, dia 29 de janeiro, comemora-se o Dia da Visibilidade Trans. O dia tem o objetivo de ressaltar a importância da diversidade e respeito para o Movimento Trans, representado por travestis, transexuais e transgêneros.

O dia 29 de janeiro passou a marcar a luta das pessoas Trans desde 2004, quando o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional “Travesti e Respeito”. A campanha tinha por objetivo estimular o respeito e a inclusão social deste segmento da população, que se torna muito vulnerável ao vírus da aids pelo preconceito e violência. Também o preconceito ainda na escola e em casa estimula que muitas pessoas trans deixem os estudos, fazendo com que grande parte procure na prostituição uma forma de ganhar a vida.     

O Transgrupo Marcela Prado promove hoje durante o dia todo uma mobilização na Praça Rui Barbosa, centro de Curitiba, com o objetivo de conscientizar a população. Na tenda montada também é possível realizar o teste do fluido oral, que permite a detecção de anticorpos do vírus HIV. Logo mais, às 18h, o grupo segue na primeira Caminhada pela Visibilidade Trans, que pede pelo fim da violência contra a população trans.

Rolar para cima