Pesquisar
Close this search box.

Dia da Psicologia 2023

Campanha

O que define a humanidade? E o que define a Psicologia? A resposta para essas duas perguntas pode ser: diversidade

Existem 8 bilhões de formas de ser humano — e este número só tende a aumentar, segundo projeções! Nenhum humano é igual ao outro, nem jamais será. Seja na aparência, na personalidade, nas crenças, na cultura, na forma de se perceber na sociedade, na forma de pensar, de agir, nos medos, nos sonhos, nas dificuldades, nos amores… as formas de ser e existir no mundo são incomensuravelmente diversas e é impossível encontrar um ser exatamente igual ao outro em todos os aspectos. 

E, de forma retroalimentada, à medida que nós, humanos, mudamos, o mundo muda, e vive-versa. Estamos em constante evolução, assim como o planeta em que vivemos! 

As bases estruturantes da Psicologia são a escuta, o acolhimento e o respeito aos direitos humanos. Mas, para a profissão acompanhar o ritmo de mudanças sociais, é preciso constantemente reconhecer as várias faces que a compõem: são rostos diversos, de um lado e outro do atendimento, e são facetas de uma profissão que se espraia, cada vez mais, para os mais recônditos cantos das nossas vidas.

Somos pessoas negras, indígenas, amarelas, brancas. Somos pessoas em nossas mais diversas expressões de gênero e sexualidade. Temos diversas religiões, ou não temos religião alguma. Somos pessoas com deficiências, somos neurodiversas. Somos migrantes. Temos corpos diferentes. Somos pessoas em situação de rua. Somos pessoas com sofrimento mental. Somos pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas. Ou não. Somos crianças, adolescentes, adultos, jovens ou nem tanto. Somos estudantes. Trabalhamos. Nos aposentamos. Somos mães, pais. Ou não. Somos hoje diferente do que seremos amanhã. E somos, acima de tudo, pessoas. Merecemos respeito por ser quem somos. 

Somos, também, profissionais da Psicologia. Psis em clínicas, escolas, hospitais, empresas, no setor público e privado, na saúde, na assistência social, na interface com o meio ambiente e com as comunidades, com o esporte, o trânsito, a segurança pública. Atuamos com pessoas que estão em situação de violência, que passam por abusos, que enfrentam sofrimentos mentais, que buscam respostas, que desejam superar barreiras reais ou não, ou decidir por uma profissão, ou mudar de carreira, ou buscam aceitação por ser quem são. Somos profissionais atuando onde há seres humanos. E seres humanos merecem respeito por ser quem são. 

Em 2023, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) propõe uma reflexão com a categoria e com a sociedade neste Dia da Psicologia, comemorado em 27 de agosto: de que forma a sua Psicologia é diversa? Ou, ainda, de que forma a Psicologia a que você teve acesso acolheu a sua diversidade

Conte para a gente! Vamos valorizar as faces da Psicologia e a diversidade humana!

Acesse aqui os materiais da campanha

Descrição da imagem: lê-se: “As faces da Psicologia - Pela valorização da diversidade profissional e humana”. Na área superior, está a data de comemoração do “Dia da Psicologia - 27/08”. Ao lado esquerdo, em destaque, fotografias de diversas pessoas, sendo algumas delas negras e indígenas, além de pessoas com deficiências mentais e físicas. A imagem é composta de fundo de cor bege, com grafismos e frases de luta em relevo. No canto inferior esquerdo, logo do CRP-PR.
Feed
Capa Twitter
Descrição da imagem: lê-se: “As faces da Psicologia - Pela valorização da diversidade profissional e humana”. Na área superior, está a data de comemoração do “Dia da Psicologia - 27/08”. Ao lado esquerdo, em destaque, fotografias de diversas pessoas, sendo algumas delas negras e indígenas, além de pessoas com deficiências mentais e físicas. A imagem é composta de fundo de cor bege, com grafismos e frases de luta em relevo. No canto inferior esquerdo, logo do CRP-PR.
Twitter
Story
Capa Facebook

Cartaz A3

Adesivo

Story vazio

Utilize o filtro nas redes sociais

Clique na imagem para acessar os filtros

Conheça o trabalho realizado pelo CRP-PR

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) é uma autarquia com a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicóloga(o/e) e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe”, conforme a lei n.º 5.766, de 20 de dezembro de 1971. O CRP-PR é, portanto, o órgão que zela pelo desenvolvimento das funções da Psicologia, cabendo-lhe estimular e fortalecer a relação entre Conselho, Psicólogas(os/es) e sociedade; formando, assim, uma rede comprometida com a cidadania, a solidariedade, a justiça e a saúde mental.

 

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.