Notícia

Dia da Luta Antimanicomial será celebrado com eventos no Paraná

O dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para marcar este dia e relembrar as lutas e conquistas deste importante movimento pela saúde mental, as cidades de Curitiba e Londrina vão promover eventos na segunda-feira.

Na capital, a Comissão InterCAPS organizou uma caminhada saindo da Boca Maldita, com concentração às 9h. O grupo deve seguir pela rua XV de Novembro até o Largo da Ordem, onde haverá apresentações culturais. A manifestação, que tem como lema “Loucura não se prende, saúde não se vende”, pretende lembrar as pessoas da importância de melhorar a qualidade do atendimento prestado em saúde mental, procurando, cada vez mais, o distanciamento de um modelo retrógrado, porém ainda existente, que são os manicômios. 

Seminários e oficinas

Também em Curitiba, o Propulsão – Centro Social que atende gratuitamente adolescentes em tratamento por uso abusivo de álcool e outras drogas e que se encontram em situação de vulnerabilidade social – promove três dias de palestras sobre o tema. Nos dias 18, 19 e 20 de maio acontecem o 2º Seminário Municipal de Saúde Mental, o 3º Seminário Propulsão e a 1ª Jornada de Saúde Mental UFPR. Os eventos pretendem criar um espaço de produção e promoção de conhecimentos para fortalecer resistências em defesa das manifestações do cuidado em liberdade.

Na programação, diversos profissionais que atuam na saúde mental falarão sobre os desafios da reforma psiquiátrica, redução de danos, saúde mental e judicialização, transtornos de aprendizagem, entre outros temas.

Além das palestras, quem se inscrever no evento, que é gratuito, poderá participar de dez oficinas. Uma ótima oportunidade para aprender mais sobre saúde mental e levar o conhecimento para a prática. O evento acontece na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no campus Jardim Botânico (Av. Lothário Meissner, 632).

A programação completa e a lista de palestrantes você confere na página do evento, onde também é possível realizar a inscrição.  

Interior do Estado

A cidade de Londrina não ficou de fora e também está organizando um evento para marcar o dia 18 de maio. A Associação Londrinense de Saúde Mental (ALSM) promove na segunda-feira o II Encontro Londrinense de Saúde Mental.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. A ALSM tem uma história no movimento da Reforma Psiquiátrica e atualmente tem tido uma participação efetiva nas políticas públicas de saúde. O CRP-PR estará representado pela participação da Psicóloga Nadya Pellizzari (CRP-08/06926), coordenadora da Comissão de Psicologia e Saúde da sede de Londrina e representante do CRP-PR no Conselho Municipal de Saúde. A ALSM é composta por usuários dos serviços de saúde mental, familiares, profissionais de saúde e tem o apoio de outros movimentos sociais.

O II Encontro Londrinense de Saúde Mental começa às 14h, na Fundação Tamarozzi (rua Almeida Garret, 115).

Rolar para cima