Notícia

Dados de Psicólogas(os) podem estar sendo usados por golpistas em Maringá

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) tomou conhecimento, a partir do contato de uma Psicóloga, que golpistas na cidade de Maringá estariam utilizando dados de profissionais da Psicologia, como fotos, nomes e até CPF, para criar um perfil de WhatsApp atrelado ao número (43) 99188-6658. O objetivo seria entrar em contato com pessoas conhecidas da(o) profissional como se tivesse mudado de número e pedir dinheiro.

 

Assim, alertamos Psicólogas(os), tanto de Maringá como de outras cidades, que tenham especial cuidado no trato de dados pessoais disponíveis publicamente, uma vez que o rastreamento de crimes virtuais, ainda que as autoridades venham trabalhando com dedicação, pode ser difícil e muitas vezes a reparação dos prejuízos não acontece da maneira esperada pelas vítimas destes golpes.

Como evitar golpes?

O portal de notícias G1 publicou recentemente um tutorial com algumas dicas para evitar cair em golpes pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Entra elas, nunca compartilhar o código de ativação, ativar a confirmação em duas etapas na sua conta do Whatsapp, desconfiar de ligações de empresas quando a linguagem é muito informal, não instalar aplicativos desconhecidos e não compartilhar informações pessoais pelo WhatsApp, pois a conta pode estar adulterada.

 

Já se a sua conta for clonada, as(os) especialistas recomendam manter a calma e avisar parentes e amigas(os) para evitar golpes em seu nome. Para ler mais dicas, acesse a matéria do G1 aqui