CRP-PR volta a integrar Centro de Referência Técnica e Pesquisa CREPOP

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) voltou a integrar o Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), iniciativa que reúne o Conselho Federal e demais Conselhos Regionais de Psicologia (CFP e CRPs), de diferentes Estados. O CREPOP promove, desde 2006, a qualificação da atuação das(os) Psicólogas(os) que atuam nas diversas políticas públicas.

Segundo o Conselheiro Joao Batista Martins (CRP-08/07111), que representou o CRP-PR em sua primeira reunião como membro do CREPOP, realizada em Brasília nos últimos dias 22 e 23 de novembro, a adesão representa um avanço significativo porque este é um espaço no qual se discutem políticas públicas, as quais vêm sendo alvo de desmonte por parte dos governos. “O CREPOP é um órgão importante de orientação baseado no Código de Ética e nos direitos humanos, servindo tanto para auxiliar profissionais que estão se inserindo nos campos de trabalho como para assegurar a qualidade do trabalho de Psicólogas e Psicólogos nas diferentes áreas de atuação”, avalia.

 

O planejamento do CREPOP para 2020 inclui o lançamento de novas Referências Técnicas e a continuidade das revisões em curso abordando a atuação da(o) Psicóloga(o) nas temáticas: Direitos Sexuais e Reprodutivos; Diversidade Sexual e de Gênero; Políticas Públicas para Idosos; População em Situação de Rua; Povos Indígenas; Povos Quilombolas e Riscos, Emergências e Desastres, entre outras.

 

Além de compor com o Plano de Trabalho Nacional da Rede CREPOP, o CRP-PR também desenvolverá um plano de trabalho específico, considerando as demandas de produção de conhecimento, pesquisas e notas técnicas junto às(aos) Psicólogas(os) paranaenses.

 

Segundo o Assessor Técnico em Pesquisas do CRP-PR, Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), que também participou da reunião do CREPOP, “é deslumbrante atestar a diversidade da(s) Psicologia(s) aplicada(s) em um território com proporções continentais”. Para o pesquisador, tratou-se de “uma possibilidade gratificante de multiplicar potências com colegas de tão variados sotaques, vivências, saberes e trajetórias de lutas por qualificação do exercício profissional junto às Políticas Públicas vigentes”.

Próximos passos

Na reunião realizada em novembro foi apresentado o plano de trabalho do CREPOP para o ano de 2020, que deve ser validado na reunião da Assembleia de Políticas, de Administração e das Finanças (APAF) em dezembro deste ano. A próxima reunião do CREPOP deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2020.