CRP-PR promove avaliação conjunta dos resultados e práticas da gestão 2016-2019

No último ano da gestão 2016-2019 do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), Psicólogas(os) de todas as regiões do Estado poderão participar do projeto “Práticas de gestão: avaliação e resultados”. O objetivo das reuniões, que serão realizadas entre janeiro e julho, é fazer um balanço das ações efetuadas nos últimos três anos.

Diversas ações foram realizadas desde 2016 para ampliar a presença do CRP-PR em diferentes locais e áreas de atuação da(o) Psicóloga(o), engajando a participação das(os) profissionais em espaços de discussão técnica e política. Palestras, reuniões e eventos em Instituições de Ensino Superior também contribuíram para este objetivo, ao levar o CRP-PR para mais perto de estudantes de graduação em Psicologia.

“Entendemos também que o Conselho precisa estar mais próximo de profissionais no interior do Estado. É neste sentido que a diretoria participou de diversas atividades nas Representações Setoriais e Subsedes, descentralizando a gestão e ouvindo as opiniões e contribuições de Psicólogas e Psicólogos de diferentes municípios do Paraná”, complementa Carolina Walger.

A aproximação com a categoria segue uma linha de atuação que já vem sendo praticada desde o início do XVIII Plenário e que está prevista no Planejamento Estratégico — documento formulado no início da gestão e cujas metas e objetivos já contaram com diversas oportunidades de acompanhamento ao longo da gestão.

“Faz parte dos nossos objetivos e metas estarmos mais próximos da sociedade e da categoria de Psicólogas e Psicólogos. Isso porque entendemos que o Conselho é uma instituição formada a partir do conjunto de contribuições e que isso contribui para o crescimento da Psicologia e para a sua prática com qualidade técnica ética”, afirma Carolina de Souza Walger (CRP-08/11381), conselheira-secretária do CRP-PR.

Prévias Orçamentárias e Planejamento Participativo

O CRP-PR retomou em 2017 as Prévias Orçamentárias para elaborar conjuntamente o plano de ação de 2018. O conselheiro-tesoureiro do CRP-PR, Psicólogo Francisco Mario Pereira Mendes (CRP-08/01774), explicou que essa foi uma medida importante para garantir a transparência das ações. “Nosso principal objetivo é ampliar o engajamento dos profissionais, sobretudo neste momento econômico, para que possamos decidir, em conjunto, a delimitação das ações técnicas e políticas em todas as dimensões do Conselho”, afirmou à época.

O conselheiro também destacou a importância de identificar as peculiaridades de cada local: “Nós aproveitamos este momento para ouvir e conhecer as necessidades pertinentes a cada região, que tem suas características e demandas próprias”.

A proposta foi mantida e ampliada no ano de 2018 com o Planejamento Participativo, que permitiu às(aos) Psicólogas(os) de municípios no interior do Paraná conhecer as estruturas técnica e administrativa do CRP-PR e fazer parte da formulação do plano de ação.

Avaliação das práticas de gestão

Em 2019, último ano desta gestão, o CRP-PR traz a proposta de fazer um fechamento de toda esta trajetória. “Queremos ouvir as Psicólogas e os Psicólogos de várias cidades e saber como as ações contribuíram para cada região e suas necessidades”, explica a conselheira-secretária. “Esta é uma forma de fortalecer também a democracia, uma vez que abrimos espaço para toda a categoria participar.” 

A participação de todas(os) as(os) Psicólogas(os) nestas reuniões é fundamental para que o CRP-PR e a Psicologia possam crescer e se fortalecer, uma vez que proporcionará uma reflexão sobre as ações passadas.

Saiba mais sobre o processo eleitoral e de definição das diretrizes que nortearão os próximos três anos nos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia. Acesse crppr.org.br/corep-e-cnp/

Calendário das reuniões

*Sujeito a alterações

19h | Subsede Foz do Iguaçu (Avenida Pedro Basso, 472, sala 103, Edifício Caesar Tower, Polo Centro, Foz do Iguaçu-PR)

17h | Z.office (Av. Getúlio Vargas, 5225, Zona III, Umuarama-PR)

11h | Sindiscam (Rua Mato Grosso, 2712, Jardim Gutierres, Campo Mourão-PR)

19h | Hotel Elite (Rua Getúlio Vargas, 1495, Centro, Paranavaí-PR)

19h | FADEP – Faculdade de Pato Branco (Rua Benjamin Borges dos Santos, 1100, Fraron, Pato Branco – PR)

19h | Espaço Estação União na sala “Bistrô da Cultura”

Mais informações em breve! 

Mais informações em breve! 

Mais informações em breve! 

Mais informações em breve! 

Mais informações em breve! 

Mais informações em breve!