Neste dia 19, data que marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) celebra mais uma conquista no âmbito desta luta com a inauguração do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua (Ciamp Rua), em Cianorte.
Com o objetivo de auxiliar na implementação e no monitoramento das políticas públicas, o CRP-PR se junta à Secretaria Municipal de Assistência Social de Cianorte, por meio da Coordenação da Proteção Social Especial e ao Serviço Especializado de Abordagem Social do CREAS, a fim de traçar estratégias e propor novas articulações de acesso a serviços básicos para estas pessoas. Inicialmente, o Conselho será representado pela Psicóloga Thaise Rosseli Moreira Dantas (CRP-08/22241).
O Psicólogo César Rosario Fernandes (CRP-08/16715), Assessor Técnico em Políticas Públicas do CRP-PR, afirma que a instituição se colocou publicamente favorável e atuou decisivamente para a consolidação do fórum de controle social. “Estamos bastante animados com a constituição do Ciamp Rua Cianorte porque entendemos que esta é uma vitória não apenas da população em situação de rua, mas de toda a rede de defesa dos Direitos Humanos”, conta o Psicólogo.
Além do recém-criado Ciamp Rua em Cianorte, o CRP-PR integra também outras instâncias de políticas públicas para esta população em Curitiba, Maringá e Umuarama, sendo ainda membro do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política de População em Situação de Rua do Estado do Paraná.
A rua existe e resiste
Ainda em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o CRP-PR lança o documentário “A rua existe e resiste”, uma parceria do Núcleo de Pop Rua da instituição com o Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), que busca mostrar esta realidade e dá visibilidade às histórias e direitos fundamentais destas pessoas.