Notícia

CRP-PR participa de homenagem a profissionais da saúde

No último dia 25 de abril, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) participou de homenagem a profissionais da saúde do Estado, em cerimônia realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O evento instituiu a data 26 de abril como o Dia Estadual de Valorização de Profissionais da Saúde, em reconhecimento ao trabalho daquelas(es) que se empenharam para conter o avanço da Covid-19 e suas consequências.

A data corresponde ao dia de falecimento da técnica em enfermagem Valdirene Aparecida dos Santos, de Curitiba, primeira profissional de saúde vitimada pelo coronavírus no Paraná. Emocionada, a mãe de Valdirene recebeu a homenagem mencionando a dedicação da filha ao trabalho. De acordo com a organização do evento, a Lei 20.429/2020, que integra a data ao calendário oficial de eventos no Estado, oferece reconhecimento às diversas categorias da saúde em sua missão de cuidar das pessoas.

A presidente do CRP-PR,  Celia Mazza de Souza (CRP-08/02052), recebeu, na ocasião, um diploma de menção honrosa em nome das(os) Psicólogas(os) que desempenharam – e ainda desempenham – atividades profissionais nas linhas de combate à Covid-19 no Paraná. A cerimônia destacou as condições extremas como as da pandemia, as quais impõem longos períodos de privação do convívio familiar e afetivo, comprometendo a saúde e a própria vida daquelas(es) que também precisam de cuidado.

A solenidade reuniu, além do CRP-PR, Conselhos Regionais de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná, da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná, do Conselho Estadual da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, entre outros.  

O CRP-PR estende essa homenagem a todas(os) as(os) profissionais de Psicologia que atuam na promoção de saúde nos mais diversos campos, na esperança de que reconhecimentos como este contribuam para a efetiva valorização da profissão.