Notícia

CRP-PR participa de evento na Diocese Anglicana de Curitiba

O Conselheiro Luiz Antonio Mariotto Neto (CRP-08/17526) esteve presente no último sábado (25) em um evento promovido pela Diocese Anglicana de Curitiba. Mariotto representou o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) na mesa “Diversidade e Religião: avanços e retrocessos”.

O evento, que teve uma apresentação do Coral Gay de Curitiba, contou com a presença de representantes de religiões de matriz africana e religiões cristãs debatendo sobre a questão LGBT dentro de suas instituições. “As religiões de matriz africana, apesar haver alguns tabus, historicamente se mostraram mais abertas e acolhedoras a essa população e às diferentes manifestações de sexualidade e gênero. As instituições cristãs, por outro lado, têm se deparado com o desafio de superar questões dogmáticas a respeito de sexualidade e gênero, com alguns movimentos muito importantes, como o do próprio evento realizado”, disse o Conselheiro.

O diálogo também teve a contribuição do Psicólogo Marcel Cesar (CRP-08/20665), que trabalha na Pastoral Anglicana da Diversidade e falou sobre a sua experiência e as possibilidades de atuação da Psicologia como um diferente espaço institucional com objetivos próprios.

Laicidade

Em sua fala no evento, Mariotto abordou a laicidade da profissão de Psicóloga(o), enquanto postura diante do fenômeno religioso que não tem preocupações de ordem teológica, mas científica. Além disso, ele frisou que a experiência religiosa ou espiritual afeta a vida dos sujeitos e se relaciona com os demais aspectos da vida. “Enquanto compromisso ético-político, vale ressaltar que a profissão é pautada por um Código de Ética, referenciado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, cabendo um papel de defesa e promoção desses Direitos na atuação profissional e institucional. É neste sentido que têm se orientado as ações do Conselho e a articulação de seus profissionais nos espaços democráticos da categoria junto à população LGBT”, concluiu.

Rolar para cima