Notícia

CRP-PR participa de encontro nacional de COE e COF

* Com informações de http://site.cfp.org.br.

Conselheiras e funcionárias das Comissões de Ética (COE) e de Orientação e Fiscalização (COF) do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) estiveram na última semana em Brasília para o Encontro Nacional de COE e COF, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A atividade, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de julho, teve por objetivo promover o compartilhamento de experiências do dia a dia dos trabalhos de orientação, ética e fiscalização do exercício profissional.

A presidente da COE do CRP-PR, Psicóloga Deisy Maria Rodrigues Joppert (CRP-08/01803), avalia como produtivo o encontro. “As discussões foram muito em cima do que os regionais levaram sobre questões que já tinham sido encaminhadas anteriormente. Então deu para perceber como nós estamos avançados em muitos aspectos no que se refere à forma de gestão da COE e de como a gente analisa os processos”, diz a Conselheira. “Também deu para perceber que algumas coisas a gente faz diferente. Não que um seja mais certo e o outro mais errado, mas simplesmente de forma diferente. O nosso Código de Processamento Disciplinar [CPD] deixa muitas coisas vagas e trata de muitas coisas de forma superficial, o que força as pessoas a atuarem de acordo com a interpretação que elas fazem do Código. Com isso a gente vê ações bastante diferenciadas conforme o Conselho”, complementa.

Assim, Deisy conta que a conclusão a que o grupo chegou é de que o CPD precisa ser reescrito para que a atuação se baseie menos na interpretação e mais no que a Resolução coloca. “Como o CPD foi feito em 2007, está um pouco desatualizado em relação a outras legislações, como o Código de Processo Civil, que é bastante recente, de 2015. Então ficaram muitas sugestões para alteração e, no geral, foi uma discussão bem rica, bem proveitosa”, avalia.

Desafios para a Psicologia

No dia em que tanto a COF como a COE se reuniram, alguns temas de interesse comum foram debatidos, como educação a distância. “Trouxeram uma palestra seguida de um debate mais rápido, mas conseguimos muitas informações”, contou Deisy.

O Conselheiro Silvio Araújo Vailões (CRP-08/17829) conta que a participação do CRP-PR foi muito importante para a equipe. “Particularmente, discutir temas como ‘novas tecnologias’ me chamou muito a atenção. Nos faz pensar sobre como estamos acompanhando as mudanças e nos adaptando às situações que as novas tecnologias nos apresentam na Comissão”, conta. “Outra discussão apresentada no encontro e que tem grande valor a ser discutida pelos CRPs e CFP está na implantação da educação a distância, sobretudo para a Psicologia. É uma realidade que preocupa”, complementa. 

Além dos Conselheiros [na foto à direita], participaram a Orientadora Fiscal Luana Oshiyama Barros (CRP-08/18380) [à esquerda] e a assessora da Comissão de Ética, Elisandra Mirandola Krause (CRP-08/10853) [a segunda da esquerda para a direita]

Rolar para cima