CRP-PR participa de articulações com OAB Paraná e conselhos profissionais da saúde para ações conjuntas de valorização

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) tem participado de reuniões e articulações com o objetivo de realizar campanhas e ações conjuntas com demais conselhos profissionais, fortalecendo a profissão de Psicólogas(os) e unindo forças com outras profissões para ressaltar junto à população a importância dessas instituições, que têm como meta garantir a prestação de serviços éticos e de qualidade para a sociedade.

 

Na última quinta-feira, 15 de agosto, a instituição realizou reunião com a OAB Paraná. Na pauta do encontro estavam a importância dos conselhos para a sociedade, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 108/2019 e a articulação de ações conjuntas tanto para conscientização da população quanto em temas com os quais as instituições têm intersecção como, por exemplo, a defesa dos direitos humanos. A OAB foi representada por seu presidente, Cássio Telles, e o CRP-PR pela Conselheira Carolina de Souza Walger (CRP-08/11381), coordenadora do Grupo de Trabalho instituído na plenária do dia 03 de agosto para acompanhamento da tramitação da PEC. A conselheira foi acompanhada pelo gerente técnico Angelo Horst (CRP-08/17007) e pelos assessores técnico, César Rosário Fernandes (CRP-08/16715); jurídico, Zenaide Carpanez; e de imprensa, Karla Losse Mendes.

 

Na mesma data, o CRP-PR participou de reunião com representantes do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). O CRP-PR foi recepcionado na instituição pelo presidente Roberto Yosida, pelo secretário-geral Luiz Ernesto Pujol e pelo tesoureiro Fábio Luiz Ouriques, além dos assessores jurídico, Martim Afonso Palma, e de comunicação, Hernani Vieira. Representaram o CPR-PR a conselheira Carolina de Souza Walger (CRP-08/11381) e os membros da equipe técnica. O encontro teve o objetivo de aproximar ainda mais as entidades na condução de pautas comuns, voltadas ao fortalecimento e valorização das profissões e que vão se refletir em prol da sociedade, debatendo também como ponto comum a PEC 108/2019.

Fórum dos Conselhos de Saúde

O CRP-PR participou ainda da fundação do Fórum dos Conselhos de Saúde do Paraná. Embora cada profissão atenda a demandas específicas, a atuação em saúde é, via de regra, multiprofissional. Além de os objetivos dos profissionais da área serem complementares, o CRP-PR entende também que todos os conselhos profissionais têm a mesma meta: garantir que a população receba serviços de qualidade e com segurança.

 

Participaram da reunião de fundação do Fórum, além do CRP-PR, os conselhos de Biomedicina, Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Terapia Ocupacional. Durante a reunião, o CRP-PR sugeriu também convite ao Conselho Regional de Serviço Social para integrar o Fórum.  

 

A atuação conjunta com outros conselhos profissionais faz parte do Planejamento Estratégico do CRP-PR e também do X Congresso Regional da Psicologia do Paraná (10º COREP-PR). “As articulações com outros conselhos profissionais estão previstas no planejamento estratégico dessa gestão. O CPR-PR entende que essas ações fortalecem o trabalho de todas as profissões. Essas conversas são importantes porque configuram uma abertura de portas para que possamos ter ações e iniciativas conjuntas efetivas em prol das diferentes categorias profissionais, fortalecendo o reconhecimento social das atividades desempenhadas pelos Conselhos, seja na defesa da atuação em prol das próprias categorias profissionais, seja na defesa da sociedade oferecendo trabalho de qualidade técnica e ético para que a população esteja protegida em seus direitos”, defende Carolina Walger.