O conselheiro tesoureiro em exercício do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), psicólogo Andrey Santos Souza (CRP-08/30587), o administrador Maurício Cardoso da Silva, gerente administrativo financeiro do CRP-PR, e a advogada Zenaide Carpanez, Procuradora Geral, participam entre os dias 6 e 9 de agosto da 8ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais.
O evento reúne presencialmente em Brasília-DF todos os sistemas de profissões regulamentadas, representados por pessoas das gestões e corpos técnicos selecionadas para formar um time de excelência e disseminar o conhecimento específico para essas organizações públicas. A 8ª Edição da Conferência, cuja abertura contou com uma fala do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Weder de Oliveira, tem como tema central a supervisão dos Conselhos Federais sobre a atividade fiscalizatória dos Regionais e o alcance do índice de transparência.
Nos quatro dias de atividades, serão abordados os temas atualmente discutidos no TCU para a boa governança dos Conselhos, tratando de tópicos como direitos e deveres das gestões, alocação de recursos em atividades-fim, processos de aquisições, auditoria, gestão de pessoas, gestão de riscos, proteção de dados pessoais, dívida ativa tributária e não tributária, dentre outros.
“A importância da participação em um evento desta magnitude é a forma do Conselho defender a classe profissional e a sociedade, estabelecendo mecanismos e requisitos que possam assegurar o exercício eficaz da profissão e assegurando à sociedade profissionais com o adequado perfil técnico e ético”, afirmou o gerente administrativo Maurício Cardoso da Silva.
O conselheiro Andrey Santos Souza destaca ainda que a experiência de participar do evento demonstra os pontos em comum entre todas as profissões regulamentadas, em Conselhos Profissionais de níveis federal e regional, que têm como função precípua promover orientação, fiscalização e disciplina de cada categoria.
“Ainda que em áreas muito diferentes, alguns desafios acabam sendo muito parecidos, uma vez que, em qualquer profissão, uma pessoa que tenha uma conduta não compatível com a ética prejudica o coletivo. Assim, as palestras sobre atividades fiscalizatórias e alternativas de sanção nos processos disciplinares, por exemplo, promovem trocas e fortalecimento do CRP-PR nesta relação com outras profissões também”, avalia, celebrando que o Conselho Federal de Psicologia foi premiado na categoria “Melhor Relatório de Gestão”.
Outro ponto mencionado pelo conselheiro é a pertinente presença da discussão sobre a inteligência artificial na administração pública. “Por meio de oficinas, o evento pretende desenvolver e refinar habilidades das pessoas que atuam nos Conselhos para extrair o melhor destas ferramentas.”