Pesquisar
Close this search box.

Notícia

CRP-PR participa da 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

Descrição da imagem: A imagem apresenta uma foto de três pessoas sentadas em uma mesa, participando de uma reunião formal, no estilo de uma bancada. No fundo, há bandeiras, provavelmente do Brasil e de estados, e uma tela de projeção. Na parte inferior da imagem, há um texto em destaque que diz: "CRP na 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia". Abaixo desse texto, há o logotipo do CRP-PR com a frase "CRP-PR em ação", e o logotipo do Conselho Regional de Psicologia do Paraná. A moldura da imagem é azul, com um fundo claro e pontos em azul claro espalhados.

Entre os dias 22 e 25 de outubro foi realizada a 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) sediada na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O tema principal do evento foi “Psicologia e o compromisso com a promoção da saúde mental”.

As pessoas conselheiras Pamela Cristina Salles da Silva (CRP-08/20935) e Andrey Santos Souza (CRP-08/20935) em conjunto com o Gerente Técnico Angelo Horst (CRP-08/17007) foram responsáveis por representar o CRP-PR. A programação foi dividida em sessões e o Conselho compôs a sessão especial intitulada “Desafios Éticos, Avaliação Psicológica e a Interseção entre Psicologia, Cultura e Contexto: contribuições do CRP-PR”. 

A conselheira Pamela, coordenadora da Comissão Étnico-Racial do CRP-PR, comenta que em sua participação abordou a urgência em repensar as práticas psicológicas no Brasil, especialmente sob a ótica da diversidade cultural e enfrentamento do racismo estrutural. Neste sentido, ela enfatiza que: “como representante da Comissão Étnico-Racial do CRP-PR, trouxe à discussão a importância de uma ética que vá além do básico, considerando as complexidades culturais e os impactos que isso tem na saúde mental e na prática psicológica”.

Assim, ela finaliza dizendo que o CRP-PR tem trabalhado para promover práticas antirracistas e culturalmente sensíveis. Além disso, a equipe também deixou como mensagem para as pessoas presentes no evento a importância em compreender a totalidade de seus pacientes, ou seja, respeitar suas realidades e raízes culturais. A Psicologia precisa promover a dignidade, respeito e inclusão, e a cultura está inclusa nos direitos humanos que atua como o alicerce da profissão.

Outros pontos destacados na sessão especial foram os desafios éticos que profissionais e a própria entidade enfrentam no seu fazer. A apresentação contou com informações levantadas sobre queixas e denúncias apresentadas nas Comissões de Orientação e Fiscalização e Comissão de Ética. Também foram abordadas questões que relacionam a processos de avaliação psicológica que requerem procedimentos sistemáticos fidedignos a cada linhagem científica.  

Leia também 

A Revista Contato do CRP-PR reserva um espaço de sua editoria para a coluna étnico-racial.  Os textos são redigidos por especialistas e representantes de comissões engajadas com o tema. Você pode acessar todas as edições clicando no link https://crppr.org.br/revista-contato/ 

Vem aí  

Jornada: Psicologia e o atendimento à população negra

Entre os dias 25 e 26 de novembro de 2024 às 19h serão realizados dois encontros da Jornada: Psicologia e o atendimento à população negra. O evento será online e em breve as inscrições estarão abertas. 

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.