Pesquisar
Close this search box.

Notícia

CRP-PR participa da 15ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba e convida profissionais para formar delegação

Reforçando seu posicionamento diante das iniciativas de políticas públicas de saúde, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) esteve presente na 15ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba, realizada no dia 25 de março deste ano.

As etapas municipais das Conferências de Saúde estão sendo conduzidas desde o final de 2022, com o propósito de formalizar as delegações que estarão presentes no evento, em alinhamento com a elaboração de pautas a serem trabalhadas e debatidas em nível estadual, na 13ª Conferência de Saúde do Paraná.

O tema central da conferência se baseou no questionamento sobre a tecnologia e seu papel na contribuição da saúde no município. Para acrescentar os pontos de debate, foram formados grupos de trabalhos (GTs) que tinham o objetivo de protocolar diretrizes nos eixos que abordam a saúde pública de Curitiba. 

Dentre os principais pontos abordados durante o evento, foi evidenciada a urgência da garantia de acesso à condições dignas de tratamento, especialmente no âmbito da saúde mental.

Com 9 delegadas(os/es) presentes no evento, o CRP-PR se fez ativo nos diálogos sobre a defesa dos princípios da reforma psiquiátrica no processo da luta antimanicomial, integrando a Psicologia na sua disposição contra o desmonte atual do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Para o conselheiro Emerson Luiz Peres (CRP-08/06673), integrante da delegação que compareceu à conferência, a presença do CRP-PR em tais ambientes traz a possibilidade de múltiplos debates na esfera das políticas públicas voltadas à saúde, além de expandir a temática na abrangência de grupos sociais mais vulneráveis, como os povos originários, a população negra e pessoas em situação de rua. “É importante que psicólogas(os/es) participem desse processo de construção da saúde coletiva. Além da prática clínica, a Psicologia tem muito a contribuir no contexto da saúde pública”, conclui ele.

Etapa estadual

Com a aproximação do fim dos encontros municipais da Conferência de Saúde do Paraná, o CRP-PR convida profissionais da Psicologia que atuam na área da saúde para participarem da Plenária de Trabalhadores, que acontece no dia 29 de março, às 18h30. 

O objetivo da reunião é eleger a delegação representante da 2ª Regional de Saúde, que conta com Curitiba e Região Metropolitana, para a 13ª Conferência Estadual de Saúde, de acordo com a quantidade de participantes permitidas(os/es).

O psicólogo Emerson destaca, ainda, o protagonismo da categoria na construção das políticas de saúde no Paraná. “É importante que psicólogas(os/es) que já participaram de conferências municipais da região metropolitana de Curitiba se mobilizem, pois isso lhes dá o direito de ser delegadas(os/es) na Conferência Estadual, representando o CRP-PR nesse espaço”, afirma o profissional.

Venha e faça parte do fortalecimento da Psicologia no Paraná!

Acesse mais posicionamentos do CRP-PR diante do incentivo e luta por políticas públicas na saúde:

Serviço

Evento: Plenária de Trabalhadores da 2ª Regional de Saúde

Data: 29/03/2023 (Quarta-feira)

Horário: 18h30

Local: Auditório da 2° Regional de Saúde 

Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 250 – Centro, Curitiba/PR

Horário: 18h30

Quem pode participar: psicólogas(os,es) que participaram de Conferências Municipais em cidades abrangidas pela 2ª Regional de Saúde

Informações adicionais: não é necessário inscrição prévia. Para participar, é preciso levar a Carteira de Identidade Profissional (CIP) e documento de identidade com foto. O evento é gratuito.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Assessor Técnico em Políticas Públicas do CRP-PR, César Fernandes (CRP-08/16715), pelo endereço: cesar.fernandes@crppr.org.br

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.