A Comissão de Psicologia Escolar e da Educação do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) está participando do XVI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPE), promovido pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) na Universidade Paulista (UNIP) em São Paulo-SP. O evento, que acontece entre 3 e 6 de julho e tem como tema “Profissionais da Educação: por uma Psicologia em Defesa dos Direitos Humanos”, conta com a apresentação de trabalhos em diferentes modalidades.
A conselheira Fabiola Regina Ortega (CRP-08/17317) e pessoas colaboradoras das comissões estão representando o CRP-PR no congresso e apresentam trabalhos nas mais diversas temáticas como, por exemplo, a medicalização da educação, as violências na escola, questões de gênero, sexualidade e diversidade sexual, além da atuação da Psicologia Escolar e da Educação, as contribuições da Psicologia Histórico-cultural e a educação inclusiva. Para a conselheira, a participação do CRP-PR no CONPE constrói ações conjuntas que beneficiam toda a categoria, enfatizando a importância de a instituição ser representada no congresso.
A comissão representante do Conselho também teve a oportunidade de apresentar ações realizadas pela equipe no Estado do Paraná e esteve presente em uma discussão com outras entidades do país sobre os desafios da atuação da Psicologia no contexto escolar. A psicóloga Fabíola acrescenta que “o congresso nos oportunizou a atualização profissional na área da Psicologia Escolar e Educacional, bem como entrar em contato com as mais diversas práticas que estão sendo efetivadas no interior das instituições escolares”.
Representantes da instituição também marcaram presença no fórum de discussão sobre a Lei nº 13.935/2019, destacando os desafios para a sua efetiva implementação no cenário atual. “As discussões dos fóruns e debates ocorridos no congresso podem instrumentalizar a Comissão de Psicologia Escolar do Conselho nas pautas afetas à Psicologia na educação. As trocas e compartilhamentos de ações entre outras comissões do país fortalece e solidifica algumas pautas, como a implementação dessa lei”, comenta a psicóloga.
Por fim, a comissão do CRP-PR também participou de uma reunião de entidades promovida pela ABRAPEE que teve por finalidade ouvir as representatividades e mobilizar a articulação conjunta na luta pela implementação da lei. O CONPE é o maior evento de Psicologia Escolar e Educacional do país e reúne profissionais, pessoas pesquisadoras, estudantes e entidades de todos os Estado, constituindo um momento importante para trocas de conhecimento e mobilização que ajudam a aprimorar as pautas que envolvem a Psicologia em conjunto da educação.