Neste Dia Nacional da População em Situação de Rua (19 de agosto), o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) lança o documentário “A rua existe e resiste”, uma parceria do Núcleo de Pop Rua da instituição com o Movimento Nacional de População de Rua (MNPR) de diversas cidades brasileiras.
Ao longo das gravações, diferentes pessoas que conhecem a realidade da vivência nas ruas, e hoje são atuantes do MNPR, contam sobre sua chegada e suas histórias, relembrando capítulos que marcaram essa trajetória, dando visibilidade à luta dos direitos fundamentais dessa população.
Com essa produção, o Núcleo de Pop Rua do CRP-PR busca trazer a importância do conhecimento desta parcela da sociedade, que na deriva de diferentes caminhos acabam sendo levados ao ambiente desprotegido das ruas. Por vezes, como mencionado no documentário, são recebidos com violência e preconceito, sem o recebimento do auxílio necessário para que possam conseguir condições de vida melhores.
“Nossa maior conquista dentro do Movimento [Nacional de População de Rua] é a superação da rua que a gente tem implantado dentro do Estado.”
José Marques, depoente no documentário "A rua existe e resiste"
Esta situação é em parte minimizada pela atuação de ONGs e instituições como o MNPR-Curitiba, que busca oferecer o suporte necessário para essa população em seu dia a dia, e lutam incansavelmente pela garantia de um dos direitos humanos básicos: a emancipação pela moradia própria.
Assista ao documentário completo na página oficial do CRP-PR no Youtube