O Conselho Regional de Psicologia do Paraná lança o Prêmio Anual de Direitos Humanos do CRP-PR – Edição 2022 -Cleia Oliveira Cunha. O objetivo é convidar a sociedade e profissionais da Psicologia à indicação de Psicólogas(os/es) e movimentos sociais em reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados para a promoção de Direitos Humanos no Paraná.
A iniciativa do Conselho pretende identificar, valorizar e fomentar ações de Psicólogas(os/es), coletivos e grupos que envolvam a Psicologia na redução das desigualdades sociais e no posicionamento antirracista, antiproibicionista e antimanicomial.
A primeira edição do prêmio é inspirada na memória da Psicóloga Cleia Oliveira Cunha, que dedicou quase 40 anos da sua carreira à Psicologia Social, deixando um rico legado de luta por Direitos Humanos. Durante sua trajetória, Cleia compôs o plenário de duas gestões no Conselho e também esteve na presidência da autarquia, quando coordenou a Comissão de Direitos Humanos do CRP-PR.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do CRP-PR, no período compreendido entre o dia 19 de agosto e as 23h59 de 05 de setembro de 2022, observado o horário oficial de Brasília-DF, em formulário disponível aqui.
Estão habilitadas(os/es) para concorrer ao prêmio, nas categorias “Psicólogas(os/es)” e “Movimentos Sociais”, Psicólogas(os/es) em situação cadastral regular no CRP-PR, e os coletivos, agremiações ou associações que tenham atuação ou representação jurisdicional no Paraná.
Acesse a íntegra da Resolução CRP-08 nº 002/2022 , que institui o prêmio, e o regulamento com todas as condições para a indicação de nomes para o prêmio.